fbpx
Início Arquitetura Arquitetura Padrões geométricos de luz e sombra: 7 projetos com superfícies perfuradas

Padrões geométricos de luz e sombra: 7 projetos com superfícies perfuradas

Para explorar projetos com superfícies perfuradas, apresentamos 7 tendências que configuram notáveis formas geométricas de luz e sombra - juntamente com os materiais e técnicas que o tornam possível

0

Valeria Montjoy, ArchDaily. Embora uma obra de arquitetura nasça de materiais palpáveis, também se define por qualidades intangíveis que lhe conferem riqueza, dinamismo e vitalidade. Entre eles, o jogo de luz e sombra – com suas várias nuances – pode transformar ambientes e definir a percepção de suas formas, determinando a experiência espacial do usuário. As treliças, além de proporcionarem ventilação natural, privacidade e conforto térmico, permitem essa dualidade ao filtrar a entrada da luz solar enquanto projetam figuras repetitivas na superfície. Desta forma, através de paredes ou tetos perfurados, emergem padrões geométricos de luz e sombra que se tornam mais um elemento projetual; em um gesto físico capaz de criar atmosferas únicas.

Além da funcionalidade das superfícies perfuradas, elas adquirem um valor decorativo e ambiental definido por possibilidades ilimitadas de design. Usando uma ampla variedade de materiais e métodos de fabricação tradicionais ou digitais, uma infinidade de tramas, padrões e cores podem ser obtidos.

Para explorar alguns deles, apresentamos 7 projetos que configuram notáveis ​​formas geométricas de luz e sombra – juntamente com os materiais e técnicas que o tornam possível.

Madeira: Instalação UMBRA / TINKAH

No contexto da Dubai Design Week, a instalação oferece um ambiente imersivo de proteção solar. O conceito foi desenvolvido com Fibracolor, placas de MDF resistentes e pigmentadas que compõem as duas peles da estrutura. Em ambas, a madeira é perfurada com diferentes texturas geométricas inspiradas nos Emirados, convidando o público a explorar a interação entre luz e sombra. Graças às tecnologias de corte digital a laser, é possível realizar este tipo de furação na madeira, permitindo alta precisão e flexibilidade criativa nos processos de projeto.

© Oculis
© Oculis
© Oculis
© Oculis

Tijolo: Casa Termitero / Tropical Space

Na Casa Termitero, os tijolos queimados são compensados ​​para criar paredes perfuradas que transmitem luz e brisa para todos os cantos do espaço. Além de resfriar a casa durante o verão, as aberturas energizam a superfície por meio de orifícios retangulares de luz e sombra – criando diferentes tonalidades de luz ao longo do dia. Logo depois de escurecer, a casa se transforma em uma lanterna gigante. Nesse caso, o padrão é obtido com a técnica tradicional de sobreposição de tijolos com argamassa ou adesivo de poliuretano, onde o grau de deslocamento define o tamanho e a forma das aberturas.

© Hiroyuki Oki
© Hiroyuki Oki
© Hiroyuki Oki
© Hiroyuki Oki

Fibrocimento: Shibori Office / The Grid Architects

Inspirado no Shibori, técnica de tingimento japonesa caracterizada por formas circulares, a envolvente do escritório é feita de placas de fibrocimento perfuradas com círculos. A gradação dos furos é estratégica; os maiores ficam embaixo e os menores em cima, permitindo que a luz entre de forma dramática e controlada. Assim, surge uma experiência espacial baseada em um jogo ativo de luz e sombra que estimula a produtividade. Além dos círculos, as placas de fibrocimento podem ser perfuradas com diversas geometrias por meio de tecnologias inovadoras como jato de água ou máquinas CNC.

© Panjwani Vinay
© Panjwani Vinay
© Panjwani Vinay
© Panjwani Vinay

Terracota: The Lantern / VTN Architects

A galeria de arte e showroom utiliza uma fachada de terracota perfurada, transmitindo um impacto visual simples, mas marcante. Além de cumprir um papel térmico fundamental, as aberturas dão vitalidade ao espaço com um padrão floral repetitivo de luz e sombra. Enquanto durante o dia as sombras se projetam para o interior, à noite o prédio brilha como uma lanterna no meio da cidade. Afinal, as possibilidades geométricas desses blocos podem ser diversas, mas estão sujeitas ao formato do molde utilizado.

© Hiroyuki Oki
© Hiroyuki Oki
© Hiroyuki Oki
© Hiroyuki Oki

Metal: Clínica Ali Mohammed T. Al-Ghanim / AGi architects

A clínica é organizada em torno de uma série de pátios que vão até as fachadas, proporcionando luz, ventilação e privacidade. Para o exterior, estes são delimitados por uma parede treliça contemporânea, constituída pela repetição de módulos de chapa anodizada perfurada – que através da geometria das suas luzes e sombras representam a identidade cultural do lugar. A tecnologia laser CNC, ao trabalhar com desenhos digitais, permite uma variedade ilimitada de perfurações precisas deste tipo em painéis metálicos.

© Nelson Garrido
© Nelson Garrido
© Nelson Garrido
© Nelson Garrido

Concreto: Mesquita Muxarabi / NUDES – Nuru Karim

Inspirada na mashrabiya, um elemento arquitetônico perfurado característico das residências árabes, a mesquita explora os padrões geométricos islâmicos tradicionais em sua superfície externa. Além de proteger o edifício do calor, o envelope gera padrões marcantes de luz e sombra, criando uma atmosfera reconfortante de espiritualidade e contemplação. Para sua fabricação, a mashrabiya é fundida em concreto reforçado com vidro, permitindo essa variedade de perfurações.

© Sameer Chawda
© Sameer Chawda
© Sameer Chawda
© Sameer Chawda

Placas de argila: Casa Iguana / Obra Blanca

A casa unifamiliar é sintetizada em três volumes ligados por uma ponte delimitada por paredes treliçadas. A treliça é configurada com base em placas de argila que, como uma torre de cartas, são dispostas umas sobre as outras de forma triangular. Além da função climática, o padrão apresenta um jogo de padrões, de luzes e sombras geométricas, que se deslocam pelos espaços materializando a passagem do tempo. Com a técnica tradicional de sobreposição, as lajes são suportadas por cimento, gerando este tipo de paredes perfuradas.

© Documentación Arquitectónica - Adrián Llaguno
© Documentación Arquitectónica – Adrián Llaguno
© Documentación Arquitectónica - Adrián Llaguno

Receba por email, os melhores conteúdos da semana sobre Construção!