fbpx
Início Arquitetura Modelos de papel de parede para quarto: como escolher e aplicar. Confira...

Modelos de papel de parede para quarto: como escolher e aplicar. Confira 9 ideias inspiradoras.

Conheça as vantagens de utilizar papel de parede para decorar diferentes tipos de quarto. Aprenda o passo a passo para escolher e aplicar o que mais combina com o design de interiores do seu cômodo.

0

O quarto é um dos mais importantes ambientes de qualquer residência. Afinal de contas, ele é o nosso refúgio e por isso merece um design de interiores personalizado para deixar o ambiente agradável, aconchegante e com o estilo que mais nos identificamos. Então, nada melhor que investir em um belo papel de parede, pois ele é um revestimento fácil de colocar e que pode ser encontrado nos mais diversos modelos.

Se você tem dúvidas de como escolher os melhores tipos de papel de parede para os quartos da sua casa, nós preparamos um conteúdo para facilitar sua decisão. Confira nossas dicas exclusivas!

Vantagens de usar o papel de parede para quarto

Há muitas vantagens para quem escolhe utilizar papel de parede para o quarto, a primeira delas é a grande variedade de cores e estampas de papel de parede que podemos encontrar no mercado. O que facilita na hora de optarmos por um que tem a ver com o nosso gosto pessoal, com os móveis do ambiente e com as cores e estilo de decoração escolhidos para o quarto.

Outra enorme vantagem do papel de parede para quarto é o preço bem acessível. Além de ser um tipo de revestimento de parede, que não exige o famoso quebra quebra e nem faz muita sujeira na hora da aplicação. Sendo que você mesmo pode aplicar seu próprio papel de parede para quarto.

Fora tudo isso, para quem deseja um design mais customizado é viável mesclar dois tipos diferentes de papel de parede para quarto, basta saber escolher modelos que se harmonizam entre si para ter um quarto moderno e muito bem decorado.

Como escolher papel de parede para quarto

Os critérios para escolher um papel de parede para quarto, são bem simples e objetivos. Não tem mistério! Seja ele um papel de parede para quarto de casal, solteiro ou mesmo infantil. Aqui a primeira coisa que precisa ser feita é definir um estilo de decoração.

O papel de parede 3D para quarto, por exemplo, é muito usado quando a decoração é mais moderna. Já os modelos de papel de parede para quarto casal mais usados, são aqueles mais clássicos como os com estampas delicadas ou mesmo arabescos, isso porque aqui é preciso agradar o gosto de duas pessoas que pode ser bem diferentes e por isso o papel de parede para quarto casal mais clássico e neutro não sobrecarrega o ambiente e ainda permite que sejam colocados detalhes  personalizados na decoração como tapetes, almofadas e quadros para representar a personalidade de cada um.

Outra dica importante para escolher o papel de parede para quarto, é prestar atenção no tamanho do ambiente, pois para quartos pequenos o mais interessante é investir em um papel de parede que tenha cores mais claras para ajudar na sensação de amplitude do espaço. Mas se você tem um quarto pequeno e não abre mão de ter um papel de parede com cores mais escuras ou vibrantes, a dica é escolher uma única parede do ambiente para destacar e deixar o resto do espaço com uma paleta de cores claras trazendo equilíbrio ao ambiente.

Por fim, tente combinar a estampa do papel de parede para quarto com outros objetos decorativos do espaço como almofadas, por exemplo. Isso trará equilíbrio e continuidade para a decoração deixando seu quarto muito mais bonito.

Papel de parede para quarto feminino

Quando você pensa em papel de parede para quarto feminino o que te vem à mente? Tenho quase certeza de que você pensou em modelos de papel de parede bem delicados em tons de rosa e lilás e com estampa floral, não é mesmo?

Pois bem, realmente esses modelos de papel de parede para quarto feminino são os mais usados, porém não é uma regra. Como já falamos, é importante que o papel de parede se harmonize ao estilo escolhido para o ambiente, e nem sempre o quarto feminino precisa ser decorado de maneira tão delicada assim né.

Caso seja um quarto feminino mais jovem e moderno o papel de parede 3D para quarto pode ser uma ótima proposta, principalmente se for um modelo com formas geométricas bem coloridas, já para uma decoração mais neutra o papel de parede para quarto feminino pode ser tanto os mais delicados quanto modelos com estampa de cimento queimado, tijolinho à vista, florais entre outros.

Também é importante falar que há um outro modelo de papel de parede para quarto feminino que está cada dia mais em alta, que é o papel de parede para quarto tumblr. O papel de parede para quarto tumblr comumente é feito em cores claras e com padronagens sejam elas em formas geométricas ou mesmo de tijolinho branco, sendo um excelente modelo de papel de parede para quartos bem cleans, modernos e minimalistas.

Papel de parede para quarto masculino

Enquanto os modelos de papel de parede cor rosa e florais são mais comuns em quartos femininos, os modelos de papel de papel de parede para quarto masculino mais usados são aqueles em tons de azul, cinza e preto. Muitas vezes eles são encontrados com estampas geométricas.

Mas nada te impede de investir em modelos de papel de parede para quarto masculino, que sejam mais coloridos. Justamente para dar um ar irreverente e alegre ao ambiente. Sendo que o papel de parede para quarto tumblr, também é muito comum em se tratando de papel de parede para quarto masculino, principalmente os modelos em preto e branco que vão garantir uma decoração bem neutra ao ambiente.

Uma dica interessante para trazer mais aconchego para a decoração de quarto masculino é investir em modelos de papel de parede em tons terrosos, como um papel de parede que imita madeira ou o clássico tijolinho à vista.

Papel de parede para quarto casal

Como já falamos no início deste artigo, os modelos de papel de parede mais neutros e com estampa clássica são os mais comuns na decoração de quarto de casal. Isso porque aqui é preciso agradar o gosto de duas pessoas para que o ambiente fique bonito e aconchegante para ambos.

Mas devemos lembrar que nada impede você de investir em modelos coloridos ou supermodernos como o papel de parede 3D para quarto de casal. Principalmente se a estampa e cores do papel de parede escolhido agrada a ambos.

Mas lembre-se sempre de que o papel de parede para quarto de casal deve se harmonizar ao restante da decoração do ambiente. E uma dica legal é usá-lo em apenas uma parede do quarto, que em geral é a parede da cabeceira da cama, pois ela não possui móveis grandes como o guarda-roupa que podem acabar escondendo o papel de parede para quarto casal.

Papel de parede para quarto infantil

O papel de parede para quarto infantil deve ser usado para acrescentar um toque divertido e lúdico na decoração. Por conta disso é muito comum encontrar modelos de papel de parede para quarto infantil com estampa de aviões, animaizinhos, balões entre outros.

Acredito que caso o quarto tenha uma decoração temática, o ideal é investir em um modelo de papel de parede para quarto que tenha a ver com o tema escolhido, agora se a decoração do quarto infantil ou mesmo do quarto de bebê não tem um tema pré-estabelecido é válido usar modelos de papel de parede para quarto com estampas geométricas, listras, de poá ou mesmo com os clássicos arabescos sempre em cores claras para trazer sensação de leveza e tranquilidade ao ambiente. Ficará lindo!

Como aplicar papel de parede para quarto

Aplicar papel de parede para quarto é mais fácil do que você imagina. Nós separamos abaixo o passo a passo do que você deve seguir para conseguir executar essa tarefa com sucesso. Por isso, confira tudo e mãos à obra.

  1. Comece lixando e tapando possíveis buracos que tenha em sua parede, é importante que ela esteja bem lisa e limpa;
  2. Passe uma mão de tinta para evitar que pedacinhos de pó do gesso ou da massa corrida grudem no papel de parede;
  3. Meça a área onde o papel de parede será instalado quando a parede estiver totalmente seca;
  4. Em seguida recorte o papel de parede com 5cm de folga para cima e para baixo;
  5. Agora comece aplicando o papel de parede de cima para baixo, sem pressa para que ele fique certinho na parede;
  6. Depois de aplicar o papel de parede para quarto em toda a parede utilize um estilete para cortar as sobras;

Uma dica importante para quem optou por papel de parede estampado é sempre calcular 10% a mais de papel quando estiver medindo sua altura. Dessa forma, o encontro das estampas ficará perfeito.

Acesse mais dicas sobre design interiores no link.

Confira os papéis de parede mais procurados do mercado.

Separamos 9 ideias de papel de parede em quartos para vocês se inspirarem:

1. Quarto de casal com cores vibrantes e metálicas

No projeto ‘Chromatic Spaces’, dos arquitetos Ippolito Fleitz Group, os esquemas de cores foram cuidadosamente combinados, buscando emocionar através dos contrastes. No quarto, as paredes curvas, papéis de parede refinados em tons de verde e azul brilhantes, junto com a mistura de materiais, trazem movimento e acolhimento.

2. Quarto de casal mistura texturas e estampas

Natalia Miyar assina o projeto para um colecionador de Londres. O mix de texturas deu personalidade ao lar. O objetivo foi combinar glamour e conforto neste quarto de casal. A combinação exagerada de padrões no quarto, como o papel de parede, manta e cortinas, traz personalidade. Enquanto a paleta de cores naturais em beges e tons terrosos, garante calma e harmonia para o espaço. O espelho contemporâneo dá tom cosmopolita, em contraste com a cabeceira de veludo marrom que destaca a natureza tátil da casa e traz o aconchego. Uma mistura certeira para um apartamento na cidade.

3. Papel de parede azul se destaca no quarto de casal

O pé-direito alto pode gerar alguns conflitos na hora de decidir como será aproveitado. Prateleiras, plantas pendentes, gallery wall, árvores e plantas grandes… tudo é possível. Porém, um único item pode resolver o preenchimento do espaço: o papel de parede colorido. Neste quarto de casal, o modelo que lembra uma aquarela da Murals Wallpaper escorre pela parede principal, formando uma cabeceira lúdica e interessante. A grandiosidade estética é acompanhada de uma decoração minimalista, dentro dos tons do próprio revestimento. A roupa de cama acinzentada, o banquinho de madeira como mesa lateral e a luminária pendente compõem a estética artsy e jovem. Note que a estrutura da cama de casal faz com que ela flutue no meio do cômodo – essa composição toda é um sonho acordado.

4. Papel de parede TNT para quarto Infantil feminino

Há muito por descobrir neste papel de parede TNT para quartos infantis: um prado florido e muito criativo que parece ter sido pintado com aquarela. Raposas, coelhos, pássaros e borboletas coloridas se escondem entre as flores vermelhas e amarelas. As crianças não ficarão certamente entediadas com este fabuloso papel de parede!

5. Papel de parede quarto infantil masculino

Estampas divertidas e lúdicas são adequadas para colocar um toque mais alegre na decoração de quarto infantil masculino ou mesmo no quarto de bebê. O tema pode ser astronauta, animais da floresta, esportes, etc.

6. Modelos de papel de parede para quarto: Madeira

O papel de parede madeira, como você pode imaginar, é aquele modelo de papel de parede que imita madeira. Muito usado para complementar a decoração de ambientes rústicos, mas também é importante lembrar que o papel de parede madeira fica ótimo em ambientes neutros ou com uma decoração mais moderna, pois eles conseguem acrescentar um toque mais acolhedor no espaço decorado.

7. Modelos de papel de parede para quarto: Moderno

Uma das principais características do papel de parede moderno está na presença de formas diferenciadas na sua estampa, além disso, muitos modelos de papel de parede moderno são bem coloridos o que fazem com que eles se destaquem no espaço decorado. Porém, no caso do papel de parede moderno bem colorido o mais recomendado é que ele seja usado em um cômodo bem clean.

Para saber mais sobre papéis de parede com tendência botânica acesse: Tendência Botânica: Papel de parede com muito verde para se inspirar

8. Tendência Botânica

“Botânico” refere-se ao termo técnico “botânica”, o estudo das plantas. Os estudos botânicos incluem quase 380.000 espécies de plantas de todo o mundo – algumas das quais podem não ser imediatamente identificáveis como plantas. Este universo mágico verde oferece uma escolha igualmente rica em termos de padrões de papel de parede. Flores, arbustos, plantas, ramos, galhos, gavinhas e folhas são todos eles padrões presentes nos papéis de parede de alta qualidade cujo tema é a natureza.

9. Modelos de papel de parede para quarto: 3D

O papel de parede 3D para quarto é excelente para uma decoração contemporânea.

Orna perfeitamente tanto para quartos de solteiros quanto para de casais.

Espero que tenham gostado! Para buscar mais inspirações, acesse os artigos sobre design de interiores do Liga Blog.

Receba por email, os melhores conteúdos da semana sobre Construção!