fbpx
Início Gestão Recursos Humanos Para que serve a cultura organizacional?

Para que serve a cultura organizacional?

0
cultura organizacional

A cultura organizacional é a alma da organização.

A cultura organizacional é quem alinha, ajusta e dirige o comportamento das pessoas que vão levar as organizações ao sucesso.

Portanto a cultura organizacional é uma ferramenta competitiva das mais poderosas para a geração de resultados.

Quais são as alavancas para criar a cultura organizacional:

  • Clareza: Saber exatamente que tipo de cultura se quer construir e porque esta cultura é importante para atingir os principais objetivos de performance.
  • Comunicação: Comunicar incansavelmente os valores na organização.
  • Consistência: Reforçar a cultura em todas as oportunidades.

A cultura organizacional reúne os hábitos, crenças, comportamentos e valores, sejam eles éticos e também morais, bem como as diretrizes internas da organização.

A cultura de uma organização pode motivar e apoiar os colaboradores a crescerem muito.

Entretanto, se mal estruturada pode ter um efeito inverso, ou seja, desmotivar as pessoas pelas práticas e clima interno, trazendo como consequência problemas de produtividade, ausência de trabalho em equipe, desunião, individualidade, entre outros, desintegrando o time.

Se bem estabelecidas, as diretrizes da cultura organizacional podem elevar o desempenho organizacional e satisfação interna, gerando no colaborador orgulho de fazer parte do time.

Portanto, identifique o jeito de ser da sua organização, tenha valores bem definidos e acolha seus novos colaboradores para que desde o primeiro dia de trabalho conheçam e se ambientem com a cultura da sua organização.

Artigo anteriorConstrutech Meeting: Tecnologias Digitais na Construção Civil e Oportunidades de Negócios
Próximo artigoO que estamos esperando? Vamos buscar a mudança!
Engenheira Civil pela FEI com pós-graduações nas áreas de gestão ambiental (FEI), responsabilidade social (USP) e gestão para excelência do desempenho (FGV), excelência em gestão de pessoas (Disney Institute), empreendedorismo (Endeavor), andragogia (Secovi), mapeamento de processos (FPNQ). Auditora líder de certificadoras internacionais (LRQA e DNV GL), nas normas ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001 e PBQP-H totalizando desde então, mais de 800 auditorias realizadas em sistemas de gestão, para organizações de diversos segmentos e portes, permitindo desta forma uma visão ampla de processos e melhores práticas. Consultora em processos e pessoas e Instrutora da L. Antunes Consultoria em diversos treinamentos comportamentais e de gestão empresarial, Instrutora do Sinduscon-SP, Coach Executiva e Life Coach formada pelo ICI – Integrated Coaching Institute com credenciamento ACC pela ICF – International Coach Federation, Autora de artigos sobre gestão e Voluntária na Junior Achievement no programa mini empresas que tem como objetivo, despertar o espírito empreendedor nos jovens.

Receba por email, os melhores conteúdos da semana sobre Construção!