fbpx
Início Infraestrutura Para que serve o piso tátil de alerta?

Para que serve o piso tátil de alerta?

O piso tátil de alerta é um elemento essencial na edificação para garantir a autonomia e a segurança das pessoas no uso dos ambientes

0
Outra função importante do piso tátil de alerta é orientar o posicionamento adequado das pessoas para o uso de equipamentos.

Nos últimos anos o setor da construção civil se deparou com um novo elemento em suas edificações que ainda causa muita dúvida entre arquitetos, engenheiros, construtores e principalmente os usuários: O piso tátil!

Certamente alguns de vocês já ouviram algumas expressões como por exemplo: “ As pessoas vão tropeçar nessas bolinhas”, ou “Esse piso vai deixar meu ambiente feio”!

Mas para que serve o piso tátil de alerta? Ele é obrigatório? Para responder, vamos imaginar uma pessoa idosa, com 70 anos, que eu prefiro chamar de pessoa sênior, caminhando pelo corredor de um Shopping Center, que foi construído com um lindo piso de mármore branco, polido e brilhante.

A pessoa está atenta às cores vibrantes nas vitrines das lojas, procurando um presente para dar ao seu neto no dia das crianças.

Neste exato momento, logo ali à frente, há uma escada com os degraus revestidos na mesma cor do piso do Shopping, com um guarda corpo de vidro transparente e corrimãos de aço inox.

“Eu gosto muito desses acabamentos!”

Mas você já deve ter conseguido imaginar que um grave acidente está prestes a ocorrer se a pessoa não avisada da escada à sua frente! Só que não há ninguém para avisá-la pois estão todos atentos aos produtos coloridos das vitrines das lojas e nos grandes cartazes indicando ótimas ofertas e descontos imperdíveis!

Pronto! Com essa breve história podemos começar a explicar a principal função do piso tátil que é a de evitar acidentes.

O piso tátil com as “bolinhas” é tecnicamente chamado de piso tátil de alerta e sua principal função é sinalizar desníveis para evitar acidentes.

Sabendo disso, conseguimos agora compreender onde o piso tátil de alerta deve ser instalado, como por exemplo no início e no final das escadas, rampas, degraus isolados e contornando a projeção dos objetos suspensos como os extintores fixados nas paredes.

O piso tátil de alerta é um elemento essencial na edificação para garantir a autonomia e a segurança das pessoas no uso dos ambientes.

Garantir a segurança dos usuários na edificação é uma das maiores responsabilidades técnicas de arquitetos, engenheiros e designers, que ao emitirem suas ARTs ou RRTs (Registros de Responsabilidade Técnica), dos projetos ou obras, declaram que estão atendendo às leis e normas de acessibilidade, incluindo a sinalização dos ambientes com piso tátil de alerta para evitarem os acidentes.

Outra função importante do piso tátil de alerta é orientar o posicionamento adequado das pessoas para o uso de equipamentos como elevadores, equipamentos de autoatendimento, bilheterias ou balcões de atendimento e instalar o piso tátil de alerta na frente dos elevadores e dos balcões vai facilitar a compreensão do usuário, principalmente das pessoas com deficiência visual ou baixa visão, para o uso adequado do equipamento ou do serviço que está sendo oferecido.

E por fim, vamos falar sobre sua cor, mas aqui eu penso que você já compreendeu a importância dela ser diferente da cor do piso em que será instalado, até porque, se o piso tátil de alerta lá no Shopping da nossa primeira história, for de uma cor que o piso da escada, a pessoa sênior não vai conseguir identificar a escada à sua frente, mesmo com a presença do piso tátil, concorda?

É por esta razão que a norma técnica de acessibilidade que regulamenta a instalação da sinalização tátil no piso, a NBR 16537 de 2016, em seu item 5.6.2, determina que a cor do piso tátil deve ser contrastante com a cor do piso em que ele será instalado.

Espero ter ajudado você a entender a importância do piso tátil de alerta nas edificações em todo o Brasil, mas antes de terminar vamos responder a dúvida se as pessoas não vão tropeçar no piso tátil, podendo causar ainda mais acidentes.

O piso tátil de alerta deve ter uma altura máxima de seu relevo de até cinco milímetros em relação ao piso em que está instalado e ter suas bordas chanfradas, exatamente para evitar que as pessoas tropecem no piso tátil de alerta.

Portanto, parabéns! Se em sua edificação forem instalados os pisos táteis de alerta corretamente conforme as normas técnicas, você estará garantindo maior autonomia e segurança às pessoas em sua edificação.

Obrigado por estar comigo até aqui, é bom saber que você também acredita nesta causa e certamente faremos juntos um Brasil acessível a todos.

Receba por email, os melhores conteúdos da semana sobre Construção!