fbpx
Início Construção Parede de concreto: Quanto custa?

Parede de concreto: Quanto custa?

5
Parede de Concreto

Esta é uma pergunta que sempre aparece em nossas apresentações. E a resposta é sempre: DEPENDE. É muito difícil chegar simplesmente a um número quando o assunto é “Parede de Concreto”.

Mas, afinal, este custo depende do quê? Vamos lá:

Quantas unidades você quer fazer? O sistema paredes de concreto é extremamente repetitivo e torna-se mais barato (por unidade ou por metro quadrado) à medida que temos um número maior de unidades para construir. A fôrma é sempre a mesma e permite uma utilização na casa de milhares de vezes.

– Em que prazo? A velocidade do sistema permite fazer uma repetição por dia (duas ou quatro unidades habitacionais concretadas todo dia). Se temos uma obra onde a diminuição do prazo possa ser importante, o sistema se torna extremamente econômico, principalmente pela redução dos custos fixos, indiretos e financeiros.

– Qual será o seu ciclo? A mudança de um ciclo de concretagem diário para um ciclo mais alongado – como dois dias, por exemplo – mudará completamente o prazo da obra com todo aumento de custo correspondente.

– Como você vai comercializar a fôrma, por compra ou aluguel? Para quem vai comprar uma fôrma, com alto investimento inicial de um produto muito durável, será preciso fazer uma grande quantidade de unidades para diluir o investimento. Estima-se que um jogo de fôrma se viabiliza entre 200 e 300 utilizações. Mas hoje existe no mercado a possibilidade de alugar a fôrma, total ou parcialmente. Com isso iremos utilizar a fôrma em nosso empreendimento e depois devolver ao produtor, independentemente do número de unidades. Isso modifica totalmente o custo da fôrma.

– Onde será a obra? Existe uma boa concreteira no local? O concreto é nosso bem de maior consumo e, tecnicamente, o mais sensível a uma boa formulação e aplicação. Utiliza-se sempre um concreto autoadensável, com boas características e com materiais bem balanceados. Isso fará diminuir praticamente a zero as possíveis patologias da obra.

– Qual a experiência de sua equipe de projetistas e planejamento? Uma boa arquitetura, um projeto estrutural bem racionalizado, um bom planejamento de canteiro e logística vão trazer todos os benefícios que o sistema construtivo permite ter. A repetitividade e velocidade do sistema não permitem erros nesta fase.

  ALGUNS DADOS DE NOSSOS CLIENTES:

Obra Nº de unidades Prazo da obra Custo/m²
Votorantim – SP 96 15 1.700,00
Toledo – PR 200 18 1.200,00
Salto – SP 320 15 1.300,00
Guarulhos-SP 650 17 1.600,00
Queimados-RJ 240 14 1.200,00

 

Receba por email, os melhores conteúdos da semana sobre Construção!