fbpx
Início Gestão Pessoas: Desenvolver, Compartilhar Conhecimentos & Reconhecer Conquistas

Pessoas: Desenvolver, Compartilhar Conhecimentos & Reconhecer Conquistas

0

Este é um tema que sou apaixonada e gosto muito de falar.

Porque a gestão de pessoas é tão importante dentro de uma organização?

Resposta: Pelo simples fato de que os negócios são feitos de pessoas e estas são o maior patrimônio de uma organização.

Portanto, não basta estruturarmos apenas processos eficientes, pois dependemos das pessoas para operar.

Desta forma nasce a importante necessidade das empresas desenvolverem as pessoas nas competências técnicas e principalmente comportamentais e de liderança, para terem equipes de alto desempenho, com o objetivo de apoiar o crescimento da organização e suas estratégias.

Como Coach eu aplico nos meus projetos diversas ferramentas do “coaching”, que é uma parceria entre o Coach (profissional acreditado para entregar o processo de coaching) e o Coachee (pessoa que passará pelo processo de coaching), onde trabalhamos comportamentos que irão elevar a performance do profissional dentro da organização, maximizando o seu potencial pessoal e profissional, na busca do alcance dos seus objetivos e metas, por meio do desenvolvimento de novos e mais efetivos comportamentos.

Em complementação a este trabalho vêm os programas de “Mentoring”, que visam o compartilhamento de conhecimentos e experiências, principalmente internos à organização, valorizando desta forma as pessoas e também a replicação dos conhecimentos.

Você já parou para pensar quanto conhecimento técnico a sua equipe possui?

Muito, não é mesmo? No entanto, muitas vezes, ele fica retido apenas nas pessoas. É para facilitar este compartilhamento que entram estes programas de mentoring, nos quais se define quais conhecimentos determinado(s) colaborador(es) possuem e podem compartilhar.

É através destas práticas que se extrai valiosos conhecimentos.

O compartilhamento é a ferramenta mais poderosa para o sucesso na implantação de um sistema de gestão. O poder e o impacto da comunicação não podem ser subestimados, pois as pessoas têm sempre coisas valiosas para compartilhar.

Portanto, encorajar as pessoas para que busquem sempre as melhores soluções para os desafios e dificuldades que surgem no dia a dia de um sistema de gestão – e as compartilhem-, é a chave do sucesso.

Claro que tão importante quanto compartilhar é colocar os aprendizados em prática, retroalimentando os procedimentos do seu sistema de gestão.

Reconhecer a dedicação e o desempenho, e comemorar os sucessos, é sem duvida um constante impulsionador de um sistema de gestão.

Percebo nos meus trabalhos de coaching e desenvolvimento de pessoas que uma das coisas que mais o colaborador espera da empresa é o reconhecimento. É o seu “muito obrigado”. Isso motiva as pessoas no dia a dia do seu trabalho, e muitas vezes vale mais do que um aumento salarial.

Comemorar as conquistas consolida as vitórias.

Em resumo, o que fará um sistema de gestão ter constante evolução e amadurecimento será a prática de ouvir e aprender, agir, reconhecer e compartilhar, para que todos focalizem seus esforços em um mesmo direcionamento estratégico.

Portanto, sugiro que criem na sua empresa encontros periódicos, preferencialmente com menos formalidade (ex: happy hours), para troca de experiências e geração de ideias e melhores práticas. Esta rotina fará toda a diferença na sua gestão.

Artigo anteriorCUB Paulista tem alta de 0,39% em janeiro, a nona consecutiva
Próximo artigoComo dimensionar a fiação elétrica de uma instalação? Veja essas dicas!
Engenheira Civil pela FEI com pós-graduações nas áreas de gestão ambiental (FEI), responsabilidade social (USP) e gestão para excelência do desempenho (FGV), excelência em gestão de pessoas (Disney Institute), empreendedorismo (Endeavor), andragogia (Secovi), mapeamento de processos (FPNQ). Auditora líder de certificadoras internacionais (LRQA e DNV GL), nas normas ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001 e PBQP-H totalizando desde então, mais de 800 auditorias realizadas em sistemas de gestão, para organizações de diversos segmentos e portes, permitindo desta forma uma visão ampla de processos e melhores práticas. Consultora em processos e pessoas e Instrutora da L. Antunes Consultoria em diversos treinamentos comportamentais e de gestão empresarial, Instrutora do Sinduscon-SP, Coach Executiva e Life Coach formada pelo ICI – Integrated Coaching Institute com credenciamento ACC pela ICF – International Coach Federation, Autora de artigos sobre gestão e Voluntária na Junior Achievement no programa mini empresas que tem como objetivo, despertar o espírito empreendedor nos jovens.

Receba por email, os melhores conteúdos da semana sobre Construção!