fbpx
Início Construção Placas Cimentícias Placas Cimentícias: solução rápida e inovadora

Placas Cimentícias: solução rápida e inovadora

2

Só de pensar em obras e reformas, muitas pessoas já ficam de cabelo em pé imaginando todo o trabalho por trás de uma simples mudança ou construção. Mas, acontece que isso nem sempre é verdade. Afinal, com o uso das placas cimentícias, o tempo da sua obra pode diminuir bastante, assim como o desperdício de material empregado.

Mas, o que são placas cimentícias?

image1

Consolidadas no setor da construção civil após a década de 90, com o desenvolvimento do mercado de construção seca e industrializada, as placas cimentícias são componentes produzidos industrialmente, com alto padrão de qualidade.

Utilizadas em revestimentos externos, fachadas, e também em áreas internas, como cozinhas e banheiros, o material se destaca por sua funcionalidade e resistência mecânica, sendo bastante recomendado para projetos que exijam versatilidade e rapidez na montagem.

 

Composição e Aplicações

image2

Basicamente, as placas cimentícias são uma mistura homogênea de fibras selecionadas de cimento Portland, sílica e celulose. A combinação é adequada para o material ser empregado tanto em áreas secas quanto molhadas.

Como aplicação, o material pode ser utilizado em reformas ou na construção de fachadas de edifícios, sendo sua instalação considerada rápida e simples. Além disso, por possuírem uma superfície lisa e plana, o material é ideal para receber qualquer tipo de acabamento colocado sobre ele.

Outro local de implementação recomendado são ambientes que contenham grande quantidade de vapor e água, como banheiros, lavanderias, cozinhas e saunas, visto o produto ter como característica a alta resistência mecânica, à umidade e ao mofo.

Além desses espaços, as placas cimentícias também podem ser aplicadas em testeiras e platibandas; beirais, marquises e forros externos; divisórias internas; detalhes curvos e como base para revestimento de superfícies horizontais e verticais. É importante destacar que acabamentos cerâmicos, vinílicos, com pedras e mosaicos também se adaptam sem problemas ao material.

 

Como escolher o tipo certo?

image3

Atualmente, as placas cimentícias são comercializadas em diferentes tamanhos. A largura é fixa (1,20m) e o comprimento pode variar de 2,00 a 3,00 metros. As espessuras usuais são de 4,0 a 6,0mm para forros, 8,0mm para paredes internas e de 10,0 a 12,0mm para paredes externas ou fachadas.

Para escolher a melhor placa é necessário levar em consideração diversos fatores como, por exemplo, o local em que ela será instalada, as condições do ambiente, entre outras coisas. Antes de adquirir este tipo de material é recomendado certificar-se que o produto seja livre de amianto, pois este componente pode causar sérios danos à saúde das pessoas com o passar do tempo.

Não perca de vista: A Norma NBR 15775-4, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), determina os parâmetros da placa cimentícia empregada em paredes internas e externas. Ela define, entre outras coisas, os níveis de resistência a impactos.

 

Quais são as vantagens de se optar por esse produto?

image4

Dependendo do projeto, a placa pode ser o próprio acabamento, dispensando qualquer tipo de revestimento sobre as paredes, diminuindo assim o custo da obra.

Além disso, como já mencionado, sua aplicação é rápida e simples, em que pese a necessidade da utilização de mão de obra especializada, bem como equipamentos especiais para transporte e instalação das mesmas.

Mas, de modo geral, ao se optar pela placa cimentícia como revestimento, evita-se o desperdício de material com quebras e perdas; ganha-se em agilidade na instalação das vedações e revestimentos do seu projeto; e acaba-se com as dores de cabeça derivadas de problemas de revestimento, já que a placa é muito mais resistente a impactos que os revestimentos convencionais.

Além disso, o material é imune a ataque de fungos e bactérias; é resistente à umidade, não podendo se oxidar; é incombustível; durável e inalterável às mudanças de temperatura.

 

Gostou? Compartilhe esse conteúdo e acesse o Blog da ConstruLiga para ficar por dentro dos melhores artigos sobre a Construção Civil.

Receba por email, os melhores conteúdos da semana sobre Construção!