fbpx
Início Arquitetura Arquitetura Como fazer um planejamento eficiente para evitar atrasos na sua obra

Como fazer um planejamento eficiente para evitar atrasos na sua obra

0
Como fazer um planejamento eficiente para evitar atrasos na sua obra

Como fazer um planejamento eficiente para evitar atrasos na sua obra

Como fazer um planejamento eficiente para evitar atrasos na sua obra. Uma obra pode significar a realização de um dos maiores sonhos de uma família, mas em alguns momentos, esse sonho pode se mostrar um imenso pesadelo. Sendo o principal vilão na hora de construir: a falta de planejamento.

Como fazer um planejamento eficiente para evitar atrasos na sua obra

Foto: Reprodução

Como fazer um planejamento eficiente para evitar atrasos na sua obra

Sem um bom planejamento, deve-se esperar atrasos, orçamentos superfaturados, pausas na obra e muitas outras situações desagradáveis que destroem o sonho de construir.

No entanto, apesar de não parecer, realizar um bom planejamento e evitar atrasos em uma obra é mais fácil do que se imagina. Principalmente se este é feito utilizando todo o tempo necessário e pelas mãos de um profissional experiente.

Pensando em lhe ajudar e eliminar atrasos em suas obras, separamos algumas dicas importantes para seu planejamento.


Invista em um projeto de qualidade

Não importa o tamanho da obra, se é a construção de uma grande casa ou uma pequena reforma. Sempre procure um engenheiro ou arquiteto para estar colocando os seus desejos e expectativas no papel.

Tenha em mente que até mesmo pequenas modificações podem colocar toda a estrutura de um imóvel em risco. Criando perdas de recursos e grandes atrasos em toda a obra.


Esteja dentro das leis e regras

É possível que necessite de autorização para construir e em alguns casos reformar. Caso não possua a autorização toda a sua construção pode ser paralisada.

Logo, uma das principais etapas do planejamento é possuir certeza de que todas as leis estão sendo respeitadas.

Também sendo necessário que imóveis em condomínios tenham a autorização do mesmo. Para isso, basta procurar o sindico e o engenheiro responsável pela obra.


Tenha bons profissionais

Uma parte importante do planejamento é ter certeza de que o mesmo será seguido pelos trabalhadores. E a melhor forma de garantir a eficácia do que foi planejado é contar com profissionais qualificados.

Uma vez que serão eles, os principais responsáveis pela qualidade e velocidade em que a obra será realizada.

Mas é preciso ter em mente que apenas bons profissionais não são o suficiente, é preciso que os mesmos possuam os recursos necessários, uma boa estrutura de comunicação e local de trabalho.


Planejamento em conjunto com o orçamento

Nem sempre os desejos estão de acordo com os recursos disponíveis, o que faz com que seja necessário replanejar toda ou algumas partes da obra.

Esteja ciente de que o planejamento deve estar completamente de acordo com as possibilidades do momento. Mesmo que seja deixado algo para estar sendo feito no futuro.


Planeje por etapas

Para evitar que atrasos aconteçam em suas obras, é recomendado que planeje cada etapa separada uma das outras. O que irá facilitar encontrar possíveis problemas, o uso dos recursos e descobrir o que poderá ser feito ao mesmo tempo.

Além de diminuir o peso do planejamento, tornando mais simples para que outras pessoas possam compreender o que será feito, além de acompanhar o planejamento enquanto a obra é realizada.

Outra maneira de garantir que seu planejamento é evitar atrasos, é estar sempre retirando as suas dúvidas com profissionais qualificados. Caso possua alguma, sinta-se livre para entrar em contato conosco.


Eng Carlos Alberto

www.premonta.com.br

www.fazerobra.com.br

Receba por email, os melhores conteúdos da semana sobre Construção!