fbpx
Início Gestão Planejamento Estratégico E você? Já fez seu Planejamento Estratégico hoje?

E você? Já fez seu Planejamento Estratégico hoje?

0
Planejamento Estratégico

De maneira disciplinada e organizada, o Planejamento Estratégico é um processo consistente de transformar uma ideia, um sonho, em realidade. Através dele, definimos a direção, estabelecemos prioridades e garantimos que as ações de todas as áreas da empresa estejam direcionadas para o mesmo objetivo. Dessa forma, conseguimos desenhar o futuro do nosso negócio.

São ações do presente que guiam o futuro!!!

É como se estivéssemos planejando uma viagem e definimos as ações que irão fazer com que chegaremos do ponto A (hoje – situação atual da empresa) para o ponto B (futuro pretendido).

Esse futuro poderá ser daqui a 1 ou 5 anos. A frequência com que a empresa deverá fazer ou revisar o seu Planejamento Estratégico depende da velocidade das mudanças no mercado em que ela está inserida e, principalmente, do que desejamos concretizar. De qualquer forma, o Planejamento Estratégico é dinâmico e deve ser revisitado, ajustado e monitorado frequentemente.

“Você pode ter ideias brilhantes, mas se não pode realizá-las, suas ideias não vão levar você para lugar algum”. Lee Iacocca .

 

O Planejamento Estratégico nos ajuda a:

  • Definir uma direção, onde queremos chegar e quais as atividades-chave para alcançarmos esse resultado;
  • Estabelecer e seguir prioridades;
  • Garantir que todas as ações de marketing, vendas, operacionais e financeiras, estejam direcionadas para o mesmo objetivo;
  • Tornar o processo de tomada de decisões mais fácil, pois com as prioridades previamente definidas é mais fácil saber ao que dizer sim ou não;
  • Evitar perda tempo em atividades que não irão nos levar onde precisamos chegar, evitando desperdício de tempo e recursos humanos e materiais.

O Planejamento Estratégico deve ter, ao menos, o conteúdo a seguir:

1. Definição da Missão, Visão e Valores da empresa, que fazem parte da sua identidade:

Missão

A Missão da organização é o seu propósito fundamental ou a sua razão de ser.

A definição da missão organizacional deve responder a três perguntas básicas:

  • Quem somos?
  • O que fazemos?
  • E por que fazemos ?

Visão

A Visão é a definição do futuro pretendido pela organização, que representa os propósitos globais e perdure ao longo do tempo. Visão é a imagem que a organização tem a respeito de si mesma e do seu futuro.

Valores

Os Valores são um conjunto de crenças e princípios que orientam as atividades e as operações de uma organização, incluindo o comportamento geral de seus membros. É fundamental que os funcionários os conheçam e os pratiquem, pois é com base nestes valores que todas as ações dentro da organização deverão ser realizadas. Os valores devem espelhar tudo aquilo que é importante para a organização.

2. Além disso são também de suma importância:

  • A análise das Oportunidades e Ameaças dentro do contexto atual do Ambiente Externo da empresa, ou seja: do cenário estrutural e do setor em que ela atua, através da análise SWOT – Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças;
  • A análise do Ambiente Interno, mais concretamente as Forças Fraquezas da empresa;
  • A definição de Objetivos e Metas, ou seja, o que a empresa pretende alcançar. Onde e quando pretende chegar. É importante saber identificar o público-alvo de cada ação e cada objetivo;
  • A Formulação e Implementação da Estratégia, onde se escolhe o plano para alcançar as metas e objetivos definidos previamente;
  • A obtenção do Feedback e Controle, onde a alta gestão, juntamente com os gestores da empresa verificam os resultados do Planejamento Estratégico, avaliam desvios e promovem as ações necessárias para corrigi-los.

Dada a sua relevância, o Planejamento Estratégico é desenvolvido pelas principais lideranças da empresa. 

Receba por email, os melhores conteúdos da semana sobre Construção!