Pontualidade, ou a falta dela: Você já parou para pensar qual pode ser a consequência para todos de um atraso na primeira reunião do dia?

Começa com um pequeno atraso pela manhã:

Todo mundo já teve aquele dia em que cada minuto já estava ocupado por alguma ação ou reunião! Incluindo aquelas em que não foi você quem marcou o horário, logo não tem autonomia para mudá-lo, certo?

Lembra o stress e a confusão ou mal estar que causou o atraso de um único destes programas em todos os demais até o final do dia?

pontualidadeAgora imagine que, em cada reunião temos mais de uma pessoa, ( no mínimo três, senão não é uma reunião!) logo se apenas um dos participantes atrasar, ele vai causar um atraso proporcional no programa do resto do dia destas três ou mais pessoas?

E continua…

E continuando o raciocínio, estas três pessoas irão causar o atraso de três reuniões, que por sua vez atrasarão o programa de outras nove pessoas, pelo menos! E assim podemos ter um crescimento exponencial de falta de pontualidade no dia, se as pessoas não considerarem alguma folga entre os compromissos.
Oi então, pode acontecer pior: algum dos participantes que são essenciais para a tomada de decisões simplesmente abandona a reunião no meio, pois tem um outro compromisso que para ele é mais importante! E agora? Agendar nova reunião para terminar a conversa, que transtorno!
Ainda, estas ações atrasadas acabam por invadir nosso período noturno de atividades pessoais também, ou seja, chegamos mais tarde em casa ou no seu programa pessoal…

Inclusive financeiramente!

E para complicar um pouco mais, imagine que algumas destas salas de reuniões podem ser alugadas, de modo que ainda incluiremos um custo financeiro sobre o nosso atraso, já que, por precaução, acabamos reservando estas salas por um período maior do que seria realmente necessário!
Sei que nem sempre conseguimos ter pontualidade, evitar os atrasos, o trânsito, imprevistos,  o excesso de solicitações paralelas, reuniões que demoram mais que o previsto, o atraso dos outros podem gerar o nosso…
Mas pelo menos, vamos tentar fazer o que está ao nosso alcance, para evitar e atrapalhar o dia dos outros! Pense nisto quando for programar o seu dia!!!
Abraço! #gestãolegal

Barbara.

Arquiteta e Gerente de Projetos, MBA, PMP e MRICS

Atualmente exerce Consultoria Independente.

20 anos de experiência no Desenvolvimento de Projetos no setor da Construção

4 anos de experiência em Auditoria, Gestão e Controle de Projetos de Engenharia e Construção na PwC