fbpx
Início Construção Por que as instalações hidráulicas apresentam tantas patologias na construção?

Por que as instalações hidráulicas apresentam tantas patologias na construção?

As principais reclamações são decorrentes de: vazamentos, infiltrações, entupimentos, mau cheiro, retorno de espuma e outros problemas que se repetem com certa frequência nas edificações

0

O projeto hidráulico é indispensável em uma obra, pois evita inúmeros erros na montagem das instalações. Quando o assunto são instalações hidráulicas, além de um bom projeto é necessário o emprego de materiais de qualidade comprovada, pois os reparos no sistema de canalizações sempre apresentam custos elevados.

Pelo fato de as instalações do edifício ficarem embutidas (ocultas), pouca importância é dada a seu projeto, sendo muito comum a execução de obras ricas em improvisações e gambiarras na busca de maior economia, utilizando-se materiais de qualidade inferior que, somado à baixa qualificação da mão de obra, acaba por comprometer a qualidade no final da obra.

Para se ter uma ideia da falta de informação sobre as consequências desse descaso e negligência, de acordo com várias pesquisas, as instalações prediais hidráulicas e sanitárias lideram a ocorrência de patologia da construção, sendo 40% falhas de projeto. As principais reclamações são decorrentes de: vazamentos, infiltrações, entupimentos, mau cheiro, retorno de espuma e outros problemas que se repetem com certa frequência nas edificações habitacionais, escolares, comerciais e outras, causando insatisfações aos usuários, danos colaterais a outros elementos e componentes da construção, e prejuízos à saúde e ao bolso dos seus proprietários, sejam eles públicos ou privados.

Em trinta anos de atuação como projetista de instalações hidráulicas e sanitárias, pude constatar vários problemas relacionados à elaboração, à leitura e à compreensão do projeto por parte dos projetistas e profissionais que atuam na construção civil.

Embora no mercado existam bons livros sobre o tema, pude observar a carência e a importância de uma bibliografia que atendesse de forma mais didática, prática e simplificada às necessidades de aprendizado dos principais conceitos necessários para a elaboração de projetos de instalações prediais hidráulico-sanitárias (instalações de água fria e quente, esgoto e águas pluviais).

Para suprir essa carência bibliográfica escrevemos alguns livros, usando a bibliografia tradicional e a experiência conquistada como projetista de instalações hidráulicas e sanitárias e como professor da disciplina de Instalações Prediais em cursos de graduação em Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo.

Os nossos livros foram desenvolvidos com o intuito de abordar os principais conceitos e princípios básicos para elaboração de projetos de instalações prediais hidráulico-sanitárias (instalações de água fria e quente, esgoto e águas pluviais) com ênfase na compatibilização de projetos e no dimensionamento, além de evidenciar as normas brasileiras que regem cada assunto tratado.

Autor: Prof. Eng. Roberto de Carvalho Junior, engenheiro civil licenciado em Matemática, com habilitação em Física e Desenho Geométrico. Pós-graduado em Didática do Ensino Superior. Mestre em Arquitetura e Urbanismo.


Fonte: EstudeAE

Receba por email, os melhores conteúdos da semana sobre Construção!