Quando uma organização toma a decisão de rever e implantar processos internos em busca de uma operação mais eficiente, é importante que se leve em consideração “processos” e também “pessoas”, pois, pessoas necessitam de processos estabelecidos para operarem de forma organizada, e processos dependem de pessoas capacitadas e principalmente que atendam as competências técnicas e comportamentais para se obter melhores resultados. A ISO 9001:2015 direcionou mais enfaticamente esta abordagem de “operação eficiente”, ou seja, com foco em processos que atinjam os resultados planejados.
Com base nisso, há uma necessidade cada vez mais crescente de se desenvolver nas pessoas, não só as competências técnicas, mas principalmente as “competências comportamentais”, para que a organização forme equipes de alto desempenho com o objetivo de apoiar o crescimento da empresa e suas estratégias, visando elevar o nível de compromisso e maturidade dos processos que compõe os sistemas de gestão.
De acordo com Lucedile Antunes, Coach, dentro dos seus projetos de processos eficientes, é realizado em paralelo, o Projeto Pessoas, onde são usadas diversas ferramentas do Coaching, para desenvolvimento de competências comportamentais em funções chaves da organização.
O processo de Coaching é uma parceria entre o Coach (profissional treinado para entregar o processo de coaching) e o Coachee (pessoa que passará pelo processo de coaching), que tem como objetivo maximizar o potencial pessoal e profissional, na busca do alcance dos seus objetivos e metas, por meio do desenvolvimento de novos e mais efetivos comportamentos.
Já o Projeto Processos desenvolvido por Lucedile Antunes, é totalmente voltado para a estruturação de processos integrado, que atendam às necessidades e expectativas dos clientes interno e externos, partes interessadas, alinhados e personalizados de acordo com a cultura da empresa e seus valores.