fbpx
Início Gestão Projeto de segurança condominial (etapa 2 de 5)

Projeto de segurança condominial (etapa 2 de 5)

A linha do tempo do Projeto de Segurança Condominial tem sua segunda etapa dedicada ao tema Projetos, o qual dividimos em duas modalidades, quais sejam Projetos Arquitetônicos e Projetos Complementares

0

Ao contemplamos os Projetos Arquitetônicos no desenvolver da linha do tempo da Segurança Condominial na Construção Civil buscaremos apresentar os processos e documentações que estabelecem as diretrizes de segurança para o empreendimento. Cabe destacar que esta etapa antecede aos procedimentos protocolares nos setores da prefeitura municipal, para obtenção do alvará de início das obras.

São identificados como evidências de registros “entregáveis” pela empresa especialista em segurança condominial:

Projeto Preliminar Conceitual da Segurança do empreendimento

De posse das plantas de arquitetura, urbanismo, paisagismo e projeto luminotécnico serão posicionados todos os recursos considerados ideais; serão informados tantos os recursos que serão instalados e entregues pela incorporadora como aqueles que, mesmo previstos virão a ser instalados pelo condomínio; para que sejam atendidas as premissas estabelecidas na Etapa 1 – Viabilidade do Negócio – Caderno de Diretrizes da Segurança.

Contempla a apresentação em planta da localização de toda infraestrutura projetada para atender à totalidade do Sistema Integrado de Segurança Condominial.

Política de Segurança Condominial ou da Associação

Documento que deverá ser um adendo à Convenção/Estatuto do Condomínio/Associação e que define com objetividade e clareza os princípios, premissas e restrições estabelecidas para elaboração do Projeto Conceitual de Segurança em sua aplicação tanto nas rotinas, como em contingências previstas segundo as Melhores Práticas.

Plano Diretor de Segurança

Corresponde ao conjunto de registros que compõem às pastas:

• Fundamentos: Premissas & Restrições; Análise Crítica dos Registros de Auditorias; Projetos; Memorial Descritivo; Histórico dos Processos Licitatórios (RFP – Requisitos Fornecimento Propostas); Homologações & Certificações; Plano de Continuidade.

• Administração: Inventário dos Recursos pertencentes ao Sistema Integrado de Segurança – S.I.S.; Registros de Atas das Reuniões, desde assembleias às realizadas no âmbito interno da administração; Contratos; Dados e registros gráficos; Plano de Chamadas; Matriz de Responsabilidades; Apólices de Seguros.

• Normativas: Estatutos e/ou Convenções; Regimentos Internos; Política de Segurança; Segurança da Informação; Códigos de Ética e Posturas; Procedimentos; Planos de Contingências – De pequenas crises às emergências; Plano Anual de Treinamento, Capacitação e Condicionamento; Plano de Manutenção e Reparos.

• Métricas: Monitoramento dos indicadores de desempenho (SLA – Service Level Agreement e SLM Service Level Management) relevantes para garantia de continuidade dos Fatores Críticos de Sucesso, tanto nos contratos de serviços envolvendo Recursos Humanos como nos relacionados a Manutenção dos Subsistemas.

• Econômica & Financeira: Monitoramento da realização do Plano de Investimentos (Budget), Análise das Planilhas de Custos próprias e de terceiros; Gestão Orçamentária Mensal e Anual.

Caderno de Premissas de Segurança

Documento que estabelece premissas e restrições aplicadas nos processos de:

• Controle de acessos – tanto aqueles relacionados a pedestres (moradores, visitantes, prestadores de serviços, dentre outros), quanto a entrada e saída de veículos.

• Proteções Perimetrais, seja nos limites do terreno do empreendimento quanto no das edificações que neles serão construídas

• Nas Rotinas Operacionais do quadro de recursos humanos envolvidos no sistema integrado de segurança. 

Relatório de Ajustes nos projetos Arquitetônicos, Urbanístico, Paisagístico e Luminotécnico

Natural que no transcorrer do processo de alocação de recursos e produção dos documentos anteriormente descritos sejam identificas oportunidades para ajustes nos projetos elencados neste tópico. Ocasião que a empresa especializada em segurança condominial apresentará e justificará recomendações para adequação das melhorias aos respectivos projetos.

Relatório dos Custos Estimados (Capex e Opex)

Os valores envolvidos para atender ao conjunto de todos os recursos projetados do sistema integrado de segurança condominial são apresentados segundo os critérios de desembolso e será parte integrante do Plano Diretor para que sejam atendidas as metas de gestão.

CAPEX – “capital expenditure”, ou despesas de capital, representa investimentos ou desembolsos em bens de capital.

OPEX – “operational expenditure”, ou despesas operacionais, representam os custos fixos.

Recomendações para ajuste na Convenção/Estatuto e Regimento Interno).

O conjunto de documentos e processos é encerrado com uma minuta de recomendações, elaboradas pelo especialista em segurança condominial, que deverão ser consideradas quando da produção do texto da Convenção/Estatuto pelo Incorporador do empreendimento.

Conte com especialistas! Para contribuir desde o projeto ou ainda antes de sejam contextualizados ambientes seguros, sem retrabalhos, consequentemente sem perdas para investidores e fidelização dos compradores, clique aqui e fale com nossos especialistas. Estão prontos para oferecer a melhor assessoria em Segurança Condominial, para arquitetos e incorporadoras.

Receba por email, os melhores conteúdos da semana sobre Construção!