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Projeto de segurança condominial (etapa 4 de 5)

Chegamos na fase de realização do que foi projetado para a segurança do empreendimento, previsto na Quarta Etapa da linha do tempo da construção civil, compreendendo a efetivação do contrato estabelecido entre a Incorporadora/Construtora e o Integrador dos diversos subsistemas.

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Esta etapa, posterior à fase três do projeto de segurança condominial, tem início marcante no encontro denominado por Kickoff Meeting, abrasileirado como sendo o “ponta pé inicial”, em cuja ata estarão validados: o escopo do contrato; o cronograma físico financeiro; padrões de medição do desempenho do acordo do nível de serviços compactuados; premissas e restrições; nome dos técnicos designados para o acompanhamento, padrões dos registros documentais ao longo da execução do contrato.

Acompanhamento das entregas

Na engenharia civil o acompanhamento técnico do contrato é conhecido por “Comissionamento”, onde se busca oferecer aos Incorporadores / Construtora o máximo de garantias que o projetado e contratado corresponde ao executado e ao mesmo tempo que os pagamentos podem ser realizados por haver conformidade entre o previsto e o realizado.

Como meio de visualização objetiva do estabelecido entre as partes, em contrato, é planificado um Cronograma Físico Financeiro linear e matricial – período x entregáveis. É recomendado e consagrado nas melhores práticas que este trabalho seja desenvolvido por especialista independente do contratante e do contratado.

Como evidência e validação para liberação financeira o especialista contratado emitirá:

• Certificado de aderência dos insumos e técnicas com as especificações contratadas e

• Relatório de desempenho do fornecedor em conformidade com o estabelecido no contrato nas cláusulas relacionadas ao SLA – Service Level Agreement – Acordo do Nível de Serviços.

Contratos OPEX

OPEX é anacrônimo do termo inglês – “operational expenditure” – relativo ao planejamento financeiro, no caso, despesas operacionais, ou seja, representam custos fixos permanentes ao condomínio, decorrentes de:

• Contrato de Serviços de Manutenções Preventivas e Preditivas do Sistema Eletrônico de Segurança, a vigorarem após concluído o prazo de validade dos produtos e serviços. Previsto que haverá cláusula de SLA – Service Level Agreement – Acordo do Nível de Serviços para atendimento a um Plano Anual de Manutenções e Reparos.

• Contrato de Prestação de Serviços – Previsto na RFP – Requisitos para Fornecimento de Propostas – Fase 3, relacionados a operações de Centrais Operacionais de comando & Controle, Centrais de Monitoramento de Sinais e Alarmes, Centrais de Gravação de Imagens do Circuito Fechado de TV, locais e/ou remotas, em relação à localização do empreendimento. Previsto que haverá cláusula de SLA – Service Level Agreement – Acordo do Nível de Serviços.

• Contrato de Assessoria Permanente ou por Demanda, com o especialista que planejou e projetou o Sistema Eletrônico de Segurança. Previsto que haverá cláusula de SLA – Service Level Agreement – Acordo do Nível de Serviços

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