fbpx
Início Tendências Sustentabilidade Quais materiais são mais fáceis de reciclar em uma construção?

Quais materiais são mais fáceis de reciclar em uma construção?

No Brasil, por exemplo, os Resíduos da Construção Civil podem representar entre 50% e 70% da massa dos resíduos sólidos urbanos

0

A indústria da construção civil é responsável pelo consumo de cerca de 75% dos recursos naturais do planeta. Pedras, areia, ferro e outros tantos recursos finitos são retirados em enormes quantidades para suprir os mercados. Além da exploração, a grande quantidade de resíduos gerados nos canteiros de obra é algo preocupante, seja durante as obras ou em demolições e remodelações. No Brasil, por exemplo, os Resíduos da Construção Civil podem representar entre 50% e 70% da massa dos resíduos sólidos urbanos. O destino dado a esses entulhos é outro fator chave, uma vez que muitas vezes são postos em caçambas que acabam indo para aterros e lixões sem um destino correto e adequado, sobrecarregando os sistemas de limpeza pública municipais e criando locais de deposição informais.

No entanto, se tomados alguns cuidados, esses resíduos podem ter um enorme potencial de reutilização. Se dado um destino e processamento adequado, materiais reciclados podem substituir outros que seriam extraídos de jazidas, transformando-se em matéria-prima para novos componentes de construção, de qualidade geralmente comparável aos materiais tradicionais.

A reciclagem é o processo de reaproveitamento de materiais descartados para reintroduzi-los no ciclo de produção de que provêm. Isso reduz o consumo de matérias-primas, diminui o volume total de lixo e ainda pode gerar emprego a milhares de pessoas. Para início de conversa, é imprescindível que haja um sistema de separação e coleta eficiente, minimizando o problema da deposição clandestina. Ainda que a classificação seja distinta em cada país, geralmente duas grandes classes existem. A primeira refere-se a concretos, cerâmicas, pedras e argamassas, que representam a maior parte dos entulhos. A outra classe diz respeito a madeiras, metais, vidros, plásticos, gesso, entre outros. Conheça, abaixo, os materiais que são mais comuns de serem reciclados e que usos eles podem ter:

Aço

O aço pode ser fabricado a partir da combinação minério de ferro e carvão, aquecidos em alto-forno ou por meio da reciclagem da sucata, feita em forno elétrico. Sua reciclagem remonta ao Império Romano, quando os soldados encaminhavam os instrumentos de guerra deixados nas trincheiras para a produção de novos aparatos. De fato, o aço pode ser transformado infinitas vezes em um novo material sem perda de qualidade. Ao ser reciclado, o consumo de energia elétrica chega a ser 80% menor para a produção da peça, provocando um menor impacto ambiental e evitando a extração de matéria-prima.

Os vergalhões para o concreto armado, arames, pregos e alguns perfis metálicos são geralmente fabricados a partir de sucatas.

Concreto

A reciclagem de concreto permite a reutilização dos escombros, além de reduzir os custos de construção. Para reciclagem do concreto endurecido, utiliza-se um britador especial para essa finalidade, que produz o conhecido “agregado reciclado”. Até pouco tempo, o concreto reciclado só era utilizado como sub-base de pavimento. Mas já há testes que mostram que o agregado pode criar elementos estruturais de 30 até 40 MPa, com as tecnologias corretas. Importante pontuar que os agregados reciclados são mais leves por unidade de volume, de dez a quinze por cento (10% -15%) a menos que os produtos de pedreira virgem, o que significa menos peso por metro cúbico, resultando em custos reduzidos de material, custos de transporte e custos gerais do projeto.

Madeira

Utilizar “madeiras de demolição” é algo bastante popular. Madeiras duras podem durar centenas de anos, se conservadas da maneira adequada. Podem ser utilizadas em peças grandes e estruturais, ou tornar-se ripas para a fabricação de outros artefatos como caixotes, pallets ou suportes para fins diversos. Mas mesmo madeiras mais moles e baratas podem ser recicladas, sobretudo como matéria-prima para a indústria de painéis. A opção mais comum atualmente é a moagem completa do material para a fabricação de chapas de MDF, para produção de marcenarias.

Outra opção, caso não seja possível aplicar nenhum dos processos anteriores, é destinar os restos de madeiras para a produção de biomassa, através da queima em fornos industriais.

Gesso

A reciclagem do gesso na construção civil é viável, mas é um material que se descartado incorretamente, pode emitir gás sulfídrico, que é inflamável e altamente tóxico, além de contaminar o solo e os lençóis freáticos. No entanto, se enviado a empresas adequadas, o gesso produzido a partir da reciclagem mantém as mesmas características físicas e mecânicas do gesso convencional, com um custo relativamente baixo.

EPS

O poliestireno expandido, isopor ou EPS (sigla do seu nome em inglês) é um material que pode ser reciclado também. Sabe-se que o EPS pode se tornar matéria-prima para a fabricação de novos produtos plásticos, quando triturados e compactados. Podem se tornar objetos de acabamentos ou mesmo tintas.

Vidro

Embora garrafas e recipientes de vidro sejam altamente recicláveis, esse não é o caso dos vidros de janelas, por terem composições químicas e temperaturas de fusão distintas, eles não podem ser reciclados juntos. Os muitos tipos de vidros de janelas não podem ser combinados no processo de reciclagem. També há a opção do vidro ser derretido e remanufaturado em fibra de vidro, para ser incorporado no asfalto e até combinado em tintas refletivas amarelas e brancas para estradas. Vidro quebrado pode ser combinado com concreto para criar pisos e bancadas de granilite, por exemplo.

Zinco, alumínio, embalagens, tecidos. Há diversos outros materiais que podem ter um reuso e uma reciclagem possível. Evidentemente, há também substâncias como amianto, tinta látex, solventes químicos, adesivos e tinta à base de chumbo precisam ser tratadas com cuidado para reduzir seu impacto no meio ambiente. Com as preocupações cada vez mais latentes de tornar o mundo da construção mais sustentável, pensar em todo o ciclo de vida dos materiais torna-se vital. Além de reduzir as chances de deposição em locais clandestinos e contribuir para aliviar a pressão sobre aterros, a reciclagem pode culminar em menores custos, tanto para o meio ambiente como para o consumidor. Somado a isso, reduz a demanda por novos recursos naturais, diminui custos relacionados à produção e transporte e elimina a necessidade de enviar resíduos para aterros sanitários.


Fonte:  Eduardo Souza, Archdaily

Receba por email, os melhores conteúdos da semana sobre Construção!