fbpx
Início Construção Instalação Quais pontos de instalação uma máquina de lavar precisa?

Quais pontos de instalação uma máquina de lavar precisa?

0

A máquina de lavar precisa de basicamente 3 pontos de instalação: ponto de elétrica, de água e de esgoto, mas você consegue instalar uma máquina utilizando o tanque como ponto de água e esgoto. Então, vamos falar o que é cada ponto e como você consegue instalar usando o tanque.

Ponto de elétrica: no caso é a tomada que vai alimentar a sua máquina com energia, aí vale lembrar de você conferir a voltagem da máquina e da tomada.

Ponto de água: vai ser o ponto que vai alimentar a sua máquina com água, é um ponto separado para ela.

Ponto de esgoto: é por ele que vai sair toda a água utilizada e se junta com o resto do esgoto e vai para a rede de esgoto geral.

pontos-de-instalação-máquina-de-lavar

Mas o que fazer quando não tem esses pontos?

Bom, aí que entra o papel do tanque, você pode utilizá-lo como o ponto de água e esgoto (o elétrico fica por fora e é imprescindível para o funcionamento dela) mas para isso você vai precisar fazer alguns ajustes no seu tanque. Você vai precisar de:

Torneira do tanque com duas saídas: para alimentar sua máquina com água você vai precisar trocar a torneira tradicional do seu tanque por uma com duas saídas, uma para o tanque e uma apêndice que é ligada por uma mangueira na máquina de lavar;

Mangueira que liga ao tanque: para a saída de esgoto, você deve ligar uma mangueira da máquina ao tanque, assim toda água já usada pela máquina é passada para o tanque, seja jogando nele ou pelo sifão.

torneira-com-duas-saídas
Torneira do tanque com duas saídas
mangueira-máquina-de-lavar
Mangueira que liga ao tanque

Então agora você já sabe tudo o que precisa ser feito para instalar sua máquina de lavar, seja com ou sem a ajuda do tanque. Com isso esperamos que você consiga fazer uma instalação tranquila e tenha uma dor de cabeça a menos.


Fonte: Gabriel Simi e Flávia Lima, Pró-Reforma

Artigo anteriorConstruLiga lança agência de marketing digital para a construção
Próximo artigoAço “inteligente”: como a ArcelorMittal quer revolucionar a construção civil
Arquiteta e Urbanista pela (FAU/UFRJ + Universidade do Porto). Mestre em Engenharia de Produção (COPPE/UFRJ). Doutoranda em Arquitetura (PROARQ/UFRJ) Criadora da Pró-Reforma (www.pro-reforma.com), ferramenta de apoio à tomada de decisão em projetos da CUG Consultoria, startup residente da Incubadora de empresas da COPPE/UFRJ. Professora substituta do Departamento de Projeto de Arquitetura do curso de graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo UFRJ de 2016 a 2018, ministrando disciplinas de projeto de arquitetura, projeto executivo e projeto de interiores, além disciplina eletiva “relação teoria e prática”, com foco no custo das decisões arquitetônicas. Professora do programa de Educação Continuada do IAB/RJ – IAB Compartilha. Professora da plataforma de ensino a distância EstudeAE Profissional com experiência no desenvolvimento de projetos e no acompanhamento de obras de construção e reformas desde 2007, tendo ocupado o cargo de gerente de projetos na Mareines+Patalano Arquitetura, onde atuou de 2005 a 2013, tendo participação efetiva em todos os projetos desenvolvidos pelo escritório nesse período. Experiência na execução de obras de empreendimentos imobiliários de 2007 a 2009, com atuação no canteiro em todas as etapas de execução, desde as fundações até a entrega da obra. Vencedora do prêmio Arquiteto do Amanhã (IAB/RJ).

Receba por email, os melhores conteúdos da semana sobre Construção!