fbpx
Início Conheça 10 edifícios icônicos de São Paulo

    Conheça 10 edifícios icônicos de São Paulo

    0
    0%

    Vistosas, as linhas côncavas, que remetem ao início do modernismo, do edifício Germaine Burchard foram projetadas por qual arquiteto?

    Correto! Errado!

    Vistosas, as linhas côncavas, que remetem ao início do modernismo, foram projetadas por Enrico Brand, na década de 1930. Anos depois de sua construção, em 1942, converteu-se em hotel.

    A fachada colorida é a marca do Laussane, projetado nos anos 1950 por Adolf Franz Heep, o mesmo arquiteto de qual desses edifícios?

    Correto! Errado!

    “A fachada parece um grande painel. De fora, é até difícil entender a organização dos apartamentos”, explica o arquiteto André Scarpa.

    Complete: O edifício Eiffel é um dos edifícios de ___________ menos comentados da cidade.

    Correto! Errado!

    Se o vizinho famoso Copan foi projetado para ser mais democrático, o Eiffel, de 1956, ao contrário, manteve-se exclusivo. O que os une é o estilo arquitetônico.

    O edifício Louveira projetado por Vilanova Artigas em 1946 foi uma encomenda da família Mesquita, sendo um importante exemplar de que tipo de arquitetura da cidade?

    Correto! Errado!

    A estrutura livre, com o uso de pilotis (colunas para a sustentação do prédio), e as janelas em sistema pré-fabricado (que facilita a manutenção) são alguns preceitos modernistas adotados.

    Complete: Entre os arranha-céus da região da ______, o edifício Saint Honoré se destaca pelas jardineiras nas varandas.

    Correto! Errado!

    O prédio, de 1958, é assinado por Artacho Jurado – nome controverso por não ter formação na área. “Apesar disso, ele era um mestre das áreas comuns e aplicava conceitos modernistas como a continuidade espacial do térreo.”

    Projetado em 1925 por Cristiano Stockler das Neves, o Palacete Riachuelo possui qual estilo arquitetônico?

    Correto! Errado!

    Apesar de não muito alto, a arquitetura é portentosa, de estilo neogótico inglês. Chamam atenção as colunas, as complexas padronagens e os elementos decorativos.

    O prédio Simpatia, que sintetiza vários preceitos vistos em construções modernistas, foi construído em qual período?

    Correto! Errado!

    Outra herança moderna é o diálogo com a arte: na fachada do Simpatia, há um grande mural criado por Andrés Sandoval.

    Complete: Marco da arquitetura paulistana de meados do século passado, o Viadutos, compila diversos estilos, como o ____ e o _____, em uma só construção.

    Correto! Errado!

    O destaque fica no topo, onde há um salão de festas com ampla vista, erguido sobre um vão livre.

    O pequeno prédio Mina Klabin projetado em 1938 por Gregori Ilych Warchavchik se preserva entre as atuais construções de qual bairro?

    Correto! Errado!

    Projetado na época para uma única família, o edifício chama a atenção pelo cuidado com os detalhes, como o volume curvo de sua fachada.

    Complete: _______ se inspirou no bater de asas das gaivotas para desenhar o edifício Maison de Mouette, localizado na zona sul de São Paulo.

    Correto! Errado!

    Filho da artista plástica Tomie Ohtake, Ruy se difere de outros arquitetos paulistanos por sua preocupação estética. No Maison de Mouette, cada terraço tem um formato diferente, e essas nuances é que geram movimento e dão leveza à obra.

    Conheça 10 edifícios icônicos de São Paulo
    Rei da Paulicéia

    Cidadão paulistano

    Aprendiz de paulistano

    Perdido em SP

    Compartilhe seus resultados:

    Receba por email, os melhores conteúdos da semana sobre Construção!