fbpx
Início Descubra o erro de 7 construções famosas que foram projetadas com falhas...

    Descubra o erro de 7 construções famosas que foram projetadas com falhas absurdas

    0

    Qual foi o erro de engenharia da Torre de Pisa, na Itália?

    Correto! Errado!

    A inclinação da torre que chama a atenção é resultado de um erro de engenharia. Tudo começou com a construção sobre uma base instável de lama, argila e areia. Ao longo da etapa a estrutura começou a afundar, e as tentativas de corrigir os erros não adiantaram.

    Qual foi o erro de engenharia da Casa de Ópera de Sydney, na Austrália?

    Correto! Errado!

    O prédio havia sido originalmente planejado para conter um grande salão de ópera e um teatro menor para concertos e peças. Os arquitetos locais contratados para concluir o trabalho então resolveram mudar as funções do salão e do teatro, resultando em um auditório que é pequeno demais para óperas e um salão musical que é grande demais para evitar a dissipação musical.

    Qual foi o erro de engenharia do Citicorp Center, em Nova Iorque (EUA)?

    Correto! Errado!

    Durante a construção, o engenheiro LeMessurier havia usado parafusos no lugar de soldas para firmar muitas das juntas do prédio, o que normalmente não seria um problema em um edifício comum – mas esse não era o caso do Citicorp Center. Refazendo os cálculos, ele então notou que vendavais de 112 km/h ou superiores poderiam sobrecarregar os parafusos e derrubar o arranha-céu, causando incontáveis mortes.

    Qual foi o erro de engenharia da Banqiao Reservoir Dam, na China?

    Correto! Errado!

    O número de comportas construídas da barragem deveria ser maior, devido à dimensão da obra. Em 1975, com a passagem do Tufão Nina, a barragem construída, e as demais, menores, não aguentaram a grande quantidade e a força das águas. Cidades também foram destruídas, e mais de cem mil pessoas morreram.

    Qual foi o erro de engenharia da Golden Gate em São Francisco (EUA)?

    Correto! Errado!

    A estrutura original permitia que água ficasse acumulada nos pontos onde os cabos verticais encontravam a ponte em si, problema que era aumentado pela famosa névoa úmida da Baía de São Francisco, uma inimiga natural dos metais. Uma inspeção de rotina na década de 1970 revelou tanta corrosão que os cabos de suspensão poderiam ser partidos com apenas uma faca. A questão era tão séria que os engenheiros tiveram que substituir todos os 500 cabos.

    Qual foi o erro de engenharia da Tacoma Narrows Bridge, em Tacoma (EUA)?

    Correto! Errado!

    Os engenheiros perceberam na época que a ponte foi construída, em 1938, que a estrutura oscilava transversalmente devido às correntes de vento. Tentativas para corrigir o problema foram buscadas, sem resultado efetivo. As oscilações que, de início, eram quase uma atração turística, foram a origem da queda da ponte pênsil, em 1940, depois de uma oscilação de aproximadamente 10 horas, após ventos fortes na região.

    Qual foi o erro de engenharia ao edifício do MIT Stata Center, em Massachusetts (EUA)?

    Correto! Errado!

    A obra do Stata Center foi concluída em 2004. Três anos depois o MIT entrou com um processo contra o arquiteto responsável pelo projeto, Frank Gehrr, por considerar que existem falhas no projeto. Goteiras, rachaduras em partes da estrutura do prédio, estão entre os motivos.

    Descubra o erro de 7 construções famosas que foram projetadas com falhas absurdas
    Ops..parece que você não calculou bem a estrutura da sua obra!

    Que tal compartilhar seus conhecimentos sobre engenharia e arquitetura com seus amigos?
    Parabéns, o mundo precisa de mais engenheiros como você!

    Que tal compartilhar seus conhecimentos sobre engenharia e arquitetura com seus amigos?

    Receba por email, os melhores conteúdos da semana sobre Construção!