fbpx
Início Lúcio Costa x Oscar Niemeyer: rivalidade, arquitetura e autoria

    Lúcio Costa x Oscar Niemeyer: rivalidade, arquitetura e autoria

    0
    0%

    A Maison du Brésil é uma residência voltada a pesquisadores e estudantes brasileiros. Seu projeto é de autoria de qual gênio da arquitetura?

    Correto! Errado!

    Está situada na Cité Universitaire — na qual se encontram outros edifícios voltados à recepção de estudantes de várias nacionalidades — , em Paris, na França e funciona também como um polo de difusão da cultura brasileira em Paris. O conjunto arquitetônico foi concebido pelos arquitetos Lúcio Costa e Le Corbusier, tendo sido construído em 1959 e reformado em 2000. O edifício faz parte da lista de monumentos históricos do Ministério da Cultura francês.

    O plano piloto da expansão da região da Barra da Tijuca é de autoria de...

    Correto! Errado!

    O grande marco do início do desenvolvimento da Barra, no entanto, se deu na administração do governador do estado da Guanabara Negrão de Lima, que encomendou, ao urbanista Lúcio Costa, um projeto urbanístico para a região. O Plano Piloto da Barra da Tijuca de 1969, similar ao Plano Piloto de Brasília, de inspiração no urbanismo racionalista, com grandes avenidas e grandes espaços abertos, marcou definitivamente o início do estilo de vida peculiar da Barra.

    Qual desses arquitetos projetou o Parque Guinle, localizado no bairro de Laranjeiras, na Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro?

    Correto! Errado!

    Projetado pelo arquiteto Lúcio Costa e erguidos entre 1948 e 1954, caracterizam-se pelos traços de uma arquitetura moderna e repleta de brasilidade, integrando a edificação ao meio-ambiente. O Jardim foi refeito nessa ocasião por Burle Marx. Tanto Burle Marx quanto Lúcio Costa, receberam fortes influências do Modernismo e é possível observar esta particularidade nas composições dispostas no parque.

    O Palácio Itamaraty, inaugurado em 1970, em Brasília, tem projeto assinado por...

    Correto! Errado!

    É considerado uma obra-prima do arquiteto Oscar Niemeyer e do engenheiro estrutural Joaquim Cardozo. Entre os destaques do palácio estão a utilização excepcional do concreto aparente em faixas estreitas pela arquitetura de Niemeyer, o impressionante vão-livre, calculado por Cardozo, e a escada helicoidal do saguão, desenvolvida por Cardozo com o arquiteto Milton Ramos.

    O Centro Técnico de Aeronáutica, CTA, localizado em São José dos Campos foi projeto por...

    Correto! Errado!

    O projeto do CTA foi um laboratório para Niemeyer construir – anos depois - Brasília, que segue o mesmo conceito de cidade misturada ao verde, ou seja, os edifícios são projetados para estar em harmonia com a natureza. “O interessante é que ele pensou tudo isso na década de 40, quando o conceito de sustentabilidade ainda não existia”.

    As construções históricas do Parque Ibirapuera foram projetadas por...

    Correto! Errado!

    As construções históricas como os pavilhões que abrigam museus, o auditório, marquise entre outras foram concebidas pelo arquiteto Oscar Niemeyer com projetos estruturais do engenheiro Joaquim Cardozo, e são tombadas pelo Instituto Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

    Quem é o autor do projeto da Sede da ONU (1952), sediada Nova Iorque?

    Correto! Errado!

    A Sede da Organização das Nações Unidas está localizada em Nova Iorque, Estados Unidos. Foi projetada por uma equipe de arquitetos de diversos países, liderada por Wallace Harrison, sendo o projeto final baseado nas propostas de Oscar Niemeyer e Le Corbusier. Foi construída entre 1949 e 1952 e está localizada no setor leste de Manhattan.

    Lúcio Costa x Oscar Niemeyer: rivalidade, arquitetura e autoria
    Expert em Oscar Niemeyer e Lúcio Costa

    A caminho de Brasília

    Tente outra vez

    Compartilhe seus resultados:

    Receba por email, os melhores conteúdos da semana sobre Construção!