fbpx
Início Quais são os prédios mais antigos de São Paulo?

    Quais são os prédios mais antigos de São Paulo?

    0
    0%

    Considerado o prédio mais antigo da cidade, a Fábrica da Antarctica Paulista, foi inaugurada em qual bairro da capital?

    Correto! Errado!

    Localizada na Mooca, esta fábrica nasceu em 1892 para produzir gelo e cerveja para a Cervejaria Bavaria. Já nesta época a construção ficou conhecida como Fábrica da Antarctica Paulista e logo após se tornou sede oficial da companhia, mais precisamente em 1920, perdurando com sua atividade até 2000.

    O Palacete Tereza Toledo Lara começou a ser construída ainda no século XIX, e hoje funciona como...

    Correto! Errado!

    Essa maravilha da arquitetura eclética do Brasil começou a ser construída ainda no século XIX, pelo arquiteto alemão August Fried. Porém, teve sua inauguração em 1910. Com mais de cem anos de existência, o prédio está com um ótimo estado de conservação.

    Sobre o edifício Guinle é falso dizer...

    Correto! Errado!

    Muito bem conservado, atualmente o edifício foi levantado para abrigar a sede dos negócios da família Guinle, que era carioca, mas decidiu fazer uma expansão para São Paulo. Atualmente o lindo prédio dá espaço a uma loja de calçados. O edifício Guinle pode ser conhecido na Rua Direita, 49.

    Entre 1924 e 1929, o Sampaio Moreira, foi considerado o maior da capital paulista, sendo superado posteriormente pelo...

    Correto! Errado!

    O projeto, de Christiano Stockler e Samuel das Neves, é tido como o protótipo dos “arranhas-céus” de São Paulo. A partir dele que se iniciou a onda de construções cada vez mais ousadas.

    Complete: Com estilo _____, caracterizado pela profusão de detalhes, o prédio do Banco de São Paulo é um dos mais antigos e imponentes da cidade.

    Correto! Errado!

    Construído entre os anos de 1935 e 1938, o conjunto foi projetado pelo arquiteto Álvaro de Arruda Botelho e abrigou o antigo Banco de São Paulo. O edifício é um dos maiores exemplares da arquitetura art déco da cidade de São Paulo, principalmente por características como seu desenho geométrico, uso do ferro e mármore e o piso de mosaico.

    Erguido em 1929, com a técnica construtiva de alvenaria de tijolos e estrutura de concreto, o Edifício Martinelli possui quantos andares?

    Correto! Errado!

    Foi idealizado pelo italiano Giuseppe Martinelli e projetado pelo arquiteto húngaro Vilmos (William) Fillinger. Com 105 metros de altura, foi entre 1934 e 1947 o maior arranha-céu do país e, durante um tempo, o mais alto da América Latina. Gerou grande polêmica, pois, até esse momento, não havia nenhum outro prédio em São Paulo com altura elevada.

    Bônus: em qual década foi inaugurado o Edifício Itália?

    Correto! Errado!

    Segundo maior prédio da cidade de São Paulo e um dos maiores do Brasil, com 165 metros, o Edifício Itália, cujo nome oficial é Circolo Italiano, foi inaugurado em 1965.

    Quais são os prédios mais antigos de São Paulo?
    No topo da Pauliceia

    Você tem um grande interesse pelos prédios de São Paulo e adora descobrir curiosidade sobre eles. A sua próxima visita merece ser no Terraço Itália apreciando a vista da cidade.
    Subindo andares

    Você ainda está no elevador que dá acesso ao Terraço Itália. Não desista. Tente novamente e venha comtemplar a vista da cidade de São Paulo.
    Olhando de baixo

    Você ainda está no térreo do prédio que dá acesso à vista panorâmica do Terraço Itália. Não desista. Tente novamente e venha comtemplar a vista da cidade de São Paulo.

    Compartilhe seus resultados:

    Receba por email, os melhores conteúdos da semana sobre Construção!