fbpx
Início Top 10: Os arquitetos mais importantes da história

    Top 10: Os arquitetos mais importantes da história

    0
    0%

    10. Oscar Niemeyer (1907-2012): Qual dessas obras não é de autoria do arquiteto?

    Correto! Errado!

    Começou como estagiário de um dos grandes arquitetos brasileiros, Lucio Costa, mas acabou superando-o em fama e influência. Conhecido por seus projetos com linhas curvas (que dizia serem inspiradas pelo corpo feminino) e sua paixão por concreto armado.

    9. Norman Foster (1935-): Qual é a nacionalidade desse renomado arquiteto?

    Correto! Errado!

    Suas obras são diversas: prédios, galerias, aeroportos e até uma estação espacial! Em comum, todas elas usam tecnologia de ponta – o britânico ficou famoso, nos anos 1970, por liderar o movimento high-tech na arquitetura. Atualmente, planeja assentamentos em Marte a serem criados com impressoras 3D.

    Renzo Piano (1939-): Qual é o estilo de arquitetura ele é partidário?

    Correto! Errado!

    Filho de peixe peixinho não é: o italiano veio de uma família de construtores com uma vertente bem conservadora. Mas foi estudar em Milão e desenvolveu um estilo amplo, mundialmente conhecido pelo uso de materiais exclusivos e detalhes surpreendentes.

    7. Zaha Hadid (1950-2016): Sobre a arquiteta é verdadeiro dizer:

    Correto! Errado!

    Foi a primeira mulher a ganhar o Prêmio Pritzker, o mais importante da arquitetura, em 2004. Nos últimos anos, a carreira dessa iraquiana naturalizada britânica decolou, com mais de 950 projetos em 44 países. Ela elaborou extraordinários “esboços-pinturas” e apreciava formas gigantescas e ousadas.

    6. Frank Lloyd Wright (1867-1959): Qual dessas obras é a mais conhecida do arquiteto?

    Correto! Errado!

    É considerado por muitos o maior arquiteto norte-americano de todos os tempos. Não frequentou uma escola nessa área, mas teve um excelente professor: o lendário Louis Sullivan, figura central que definiu o estilo dos arranha-céus dos EUA. Gostava de criar prédios “orgânicos”, com formas naturais que tentam interagir com o ambiente ao redor.

    5. Frank Gehry (1929-): Qual dessas frases é atribuída ao arquiteto?

    Correto! Errado!

    É impossível não ficar impressionado pelas formas ousadas e desconstrutivistas desse canadense naturalizado norte-americano. Um dos mais importantes arquitetos da nossa era, tornou-se uma grife solicitada: projetou recentemente a Fundação Louis Vuitton e a nova sede do Facebook.

    4. I. M. Pei (1917-2019): Embora possua nacionalidade estadunidense, o arquiteto nasceu em qual país?

    Correto! Errado!

    É conhecido pelo uso de formas geométricas, mas rejeita o rótulo de modernista. Faz questão de adequar seu estilo ao contexto social de cada obra. Em 1983, ganhou o Pritzker e transformou o prêmio de US$ 100 mil em bolsas de estudo para chineses aprenderem arquitetura nos EUA.

    3. Ludwig Mies Van der Rohe (1886-1969): Qual dessas frases melhor sintetiza o trabalho do arquiteto?

    Correto! Errado!

    “Menos é mais.” Foi com essa premissa que o alemão liderou a corrente moderna da arquitetura, ao lado de Le Corbusier e Walter Gropius (com quem fundou a influente escola Bauhaus). Esse minimalismo fica visível nas linhas e ângulos retos de seus projetos, com muito concreto, vidro e aço.

    2. Antoni Gaudí (1852-1926): Para qual ano a obra prima desse arquiteto (Sagrada Família) deverá estar pronta?

    Correto! Errado!

    A igreja cartão-postal de Barcelona ocupou 40 anos de Gaudí – e ele morreu sem vê-la pronta. Quando for concluída, em 2026, será a mais alta da Europa, com 172 m. A cidade catalã conta com diversas outras obras desse gênio, facilmente reconhecíveis por suas inspirações na natureza. Ele foi um dos pioneiros, por exemplo, no aproveitamento de luz natural.

    1. Le Corbusier (1887-1965): Qual desses aspectos o arquiteto valorizava em seus projetos?

    Correto! Errado!

    A ordem desse top 10 pode ser questionada, mas dificilmente você verá um ranking que não coloque esse suíço no topo. Inspirado na razão áurea (uma proporção matemática considerada harmônica), ele bolou uma série de medidas para orientar seus projetos. Tratava as casas como “máquinas de morar”: os projetos tinham que ser usados e tinham que ser funcionais. Também propôs uma nova planificação urbana, mais adequada à vida moderna.

    Top 10: Os arquitetos mais importantes da história
    Prêmio Pritzker

    Expert

    Aprendiz

    Iniciante

    Compartilhe seus resultados:

    Receba por email, os melhores conteúdos da semana sobre Construção!