fbpx
Início Gestão Segurança Recomendações em edificações para segurança contra incêndio

Recomendações em edificações para segurança contra incêndio

0

Por EstudeAE

O seminário Segurança Contra Incêndio em Edificações – Recomendações (SCIER 2018) foi realizado em novembro de 2018, em Vitória-ES. Uma publicação digital com o mesmo nome  foi lançada no encerramento do evento e disponibiliza artigos científicos e as recomendações coletadas no seminário. O e-book está disponível de forma gratuita para o meio técnico nacional.

Em 200 páginas, o livro traça novos rumos para a segurança contra incêndio em edificações no Brasil. Apresenta uma visão ampla e pragmática de pesquisadores e especialistas da área, identificando as principais recomendações de longo prazo.

Assinados por diferentes especialistas, os capítulos tratam de temas que vão desde os códigos e normas de segurança contra incêndio, a gestão de riscos, regras de seguro e resseguro, certificação de produtos, projeto de segurança contra incêndio e simulação computacional, até as ações preventivas, rotina de inspeção, testes e manutenção do sistema de sprinklers, vistoria do Corpo de Bombeiros e o futuro da investigação de incêndios no País.

A falta de respeito às normas de segurança contra incêndio costuma gerar tragédias como a do Gran Circus Norte-Americano, em 1961, em Niterói (503 mortos); do Edifício Andraus, em 1972, em São Paulo (16 mortos); do Edifício Joelma, em 1974, também em São Paulo (188 mortos e mais de 300 feridos); e a da boate Kiss, na cidade de Santa Maria-RS, em 2013 (242 mortos e 680 feridos).

Iniciativas como a do livro “Segurança Contra Incêndio em Edificações – Recomendações” são de suma importância para evitar tragédias. Ao reunir em um único volume tantas informações relevantes para os profissionais que trabalham na área, a obra contribui para a formação em um setor que está em franca evolução como campo de conhecimento, mas que ainda carece de fóruns adequados para o aperfeiçoamento dos profissionais.

Faça o download da publicação completa.

Receba por email, os melhores conteúdos da semana sobre Construção!