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Redes sociais para a construção civil: em qual devo investir?

Com o auxílio de estratégias do MKT Digital nas redes sociais as empresas da construção civil estão otimizando recursos e conquistando ótimos resultados

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As redes sociais para empresas se tornaram ferramentas fundamentais, permitindo alcançar um enorme público, atrair novos consumidores e criar autoridade para a marca

As redes sociais assumiram um papel crucial no mundo dos negócios e, também, para o setor da construção civil.

Com a ajuda delas, inúmeras empresas conseguiram posicionar sua marca na Internet, atravessando barreiras físicas e culturais e apresentando-se a um público mais amplo. Claro, tudo com o desenvolvimento de um bom planejamento estratégico.

O poder e a influência das redes sociais são tão grandes que ter uma presença nelas é um fator indispensável para o desenvolvimento de qualquer negócio. Estar presente no Facebook, Instagram, Linkedin, Twitter, Youtube e Whtsapp, acompanhado por uma boa estratégia de marketing digital, garantirá o sucesso de qualquer negócio: não importa o quê. Mesmo em tempos de crise, essas têm sido as melhores estratégias de investimento, uma vez que as pessoas passam a maior parte do tempo conectadas à internet.

Segundo estudos da PricewaterhouseCoopers, 86% dos usuários de internet seguem marcas nas redes sociais e 75% deles compraram um produto ou serviço, porque o descobriram em alguma plataforma social. Daí a importância de estar presente na Internet, e especificamente nas redes sociais.

Uma rede para cada tipo de negócio

No entanto, nem todas as redes sociais são realmente eficazes para todos os negócios, pois tudo depende do tipo de negócio e dos objetivos perseguidos.

Por exemplo, se em sua empresa você vende produtos com um ticket médio razoável e precisa exibi-los por meio de fotos ou vídeos, você deve, sem dúvida, prestar atenção a redes como Facebook, Instagram e YouTube.

Por outro lado, se você oferecer serviços ultra customizados apenas para o B2B e com ticket médio elevado, o mais eficaz seria focar no LinkedIn e no Google.

No entanto, você também deve prestar atenção em quem é o seu público-alvo, ou seja, o tipo de cliente que compra ou pode comprar seus produtos e serviços. Com isso, queremos dizer que cada rede social tem um perfil específico de usuário que a acessa; portanto, você deve investigar em qual plataforma digital, o público-alvo que deseja alcançar interage e compra mais, para que sua estratégia seja performe bem e não consuma recursos em vão.

A seguir, citaremos as redes sociais mais usadas nos negócios atualmente e suas principais características:

Facebook

Citamos o Facebook em primeiro lugar, porque é a rede mais popular do mundo, pois possui cerca de 2,45 bilhões de usuários, segundo dados divulgados pelo próprio Facebook.

Através do Facebook, você pode estabelecer uma comunicação bidirecional com seus clientes, seguidores ou consumidores, além de monitorar a atividade da página da sua empresa, graças à ferramenta Facebook Insights, para obter uma resposta sobre qual conteúdo tem melhor recepção ou alcance maiores interações (curtidas e comentários).

Negócios e empresas podem usar seus perfis como extensões de seus sites, além de criar uma marca em conjunto com a comunidade do Facebook, usando vários aplicativos.

Quanto ao público do Facebook, encontramos um perfil heterogêneo, pois existe uma ampla faixa etária, embora o maior percentual esteja na faixa entre 16 e 50 anos, representando 75% do total segundo dados divulgados pelo próprio Facebook.

Essa grande rede social também apresenta muitas possibilidades de segmentação de público-alvo, por idade, sexo e interesses, o que a torna um poderoso meio de divulgação que se integra perfeitamente a qualquer campanha de mídia social, conteúdo e marketing por email.

Um fato importante é que 81% de seus usuários seguem páginas de marcas, sendo uma das redes mais bem posicionadas para a lealdade de suas ações de seguidores e influenciadores.

YouTube

Essa plataforma se tornou uma peça-chave para atrair clientes em potencial, devido aos tutoriais e blogs de vídeo que encontramos nela. Também se tornou o mecanismo de pesquisa mais usado no mundo depois do Google.

O YouTube também permite que as empresas promovam melhor seus produtos e serviços, por meio de tutoriais e demonstrações, e, assim, alcancem maior valor e grande poder viral. Aqui, as marcas e o público podem produzir e se beneficiar de vídeos de qualidade.

É a plataforma por excelência para compartilhamento de vídeo e tem um público com proporções semelhantes de mulheres e homens. Os vídeos são de conteúdo mais fácil de consumir pela maioria do público, facilitam a viralização de informações, permitem a conexão com clientes gerando sentimentos, emoções e ações de compra.

Instagram

O Instagram é uma rede social baseada em imagens e vídeos curtos e é amplamente usada por um público-alvo em que produtos e serviços são de grande importância. No Instagram, são exibidas notícias, serviços, produtos, eventos e outras informações visuais.

O Instagram tem cerca de 59 milhões de usuários no Brasil e é a rede preferida de jovens e adolescentes segundo a agência Iska Digital realizou um estudo com base nos dados do mercado disponibilizados pelo Instagram. Há uma alta taxa de interação entre os usuários e uma alta porcentagem delas segue as contas da marca, o que a torna uma exibição virtual de mercadorias.

LinkedIn

O LinkedIn é uma rede profissional que possibilita a busca de novos clientes e profissionais, facilitando o relacionamento com marcas influentes, inicialmente voltada para busca de novas vagas, hoje a realidade é diferente. Serve para criar círculos de contatos onde pode integrar profissionais qualificados e especialistas do setor, além de permitir conhecer cada negócio ou empresa e obter informações relevantes para eles através de perguntas para diferentes grupos que podem ser criados.

O LinkedIn já possui mais de 660 milhões de usuários ativos, dos quais 59% são homens e 41% são mulheres. A maioria de seu público é de 25 a 34 anos, seguida por aqueles entre 35 e 54 anos Segundo dados do LinkedIn.

Twitter

Essa plataforma social possui mais de 330 milhões de usuários ativos segundo dados divulgado pelo próprio Twitter e é extremamente benéfica para gerar conversas entre marcas e seguidores em apenas 280 caracteres.

O Twitter é ideal para conhecer a opinião do público sobre sua marca e também permite que você responda diretamente às dúvidas, críticas, reclamações ou sugestões de seus clientes; além de promover produtos, prestando serviços ao consumidor, pesquisas de mercado, entre outras ações de marketing.

A maioria dos usuários do Twitter são mulheres, que representam 62%, em comparação com homens que representam 38%. 71% dos usuários variam entre 25 e 54 anos.

Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio funciona de maneira semelhante ao Facebook, permitindo que as marcas interagem dinamicamente com os usuários. Além disso, essa plataforma permite direcionar o conteúdo para usuários específicos, dando maior importância às avaliações e localização. É altamente recomendável para obter posicionamento na Web. O Google Meu Negócio serve para fazer ficar visível através da localização, além de criar interações sociais direcionadas a determinados círculos.

Como começar?

Adotar as estratégias de marketing digital no site e nas redes sociais da sua empresa, pode alavancar o seu negócio. Aumente seu alcance, traga usuários para suas plataformas e conquiste novos clientes. Analise com a equipe da Liga Digital quais estratégias são ideais para sua empresa e invista sem medo.


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