fbpx
Início Arquitetura Reforma econômica: 6 dicas para transformar a casa gastando pouco

Reforma econômica: 6 dicas para transformar a casa gastando pouco

Se você busca soluções econômicas, confira as sugestões de especialistas e comece a tão desejada transformação.

0
Profissionais sugerem soluções simples para fazer uma transformação em casa sem gastar muito, ou quase nada.

Bruna Cezario com Alex Alcantara, Casa e Jardim. As reformas ganharam impulso após a pandemia, mas com a alta do material de construção, é preciso criatividade para conseguir fazer a repaginação do imóvel. Para se ter uma ideia, de janeiro a setembro deste ano, o Índice Nacional da Construção Civil (INCC DI), medido pelo Instituto de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV/IBRE), acumula alta de 11,74%.  

Mesmo com orçamento enxuto, é possível trazer um novo clima para o imóvel, conforme a arquiteta Karla Patrícia, do escritório Norden Arquitetura. A primeira regra, segundo a profissional, é manter tudo o que se tem em bom estado e ir atrás das promoções das grandes lojas de materiais de construção e fugir dos acabamentos caros. “Se a verba é pouca para se fazer tudo o que deseja, faça escolhas”, comenta a arquiteta.

Dicas essenciais para a reforma

Antes fechada, a cozinha foi integrada à sala para receber os amigos ao mesmo tempo que o jantar é feito pela moradora e arquiteta Michelle Waisblut, sócia de Luciana Gomes no escritório AS Arquitetas SP, responsável pela reforma do apartamento nos Jardin (Foto: Júlia Ribeiro / Divulgação)
Antes fechada, a cozinha foi integrada à sala para receber os amigos ao mesmo tempo que o jantar é feito pela moradora e arquiteta Michelle Waisblut, sócia de Luciana Gomes no escritório AS Arquitetas SP, responsável pela reforma do apartamento (Foto: Júlia Ribeiro / Divulgação)

1. Tentar reaproveitar bancadas e revestimento entregues com o apartamento é uma ótima solução. As arquitetas Fernanda Hardt e Juliana Rinaldi, do Mirá Arquitetura, explicam que essa é uma das melhores formas de economizar na reforma. Isso porque, além do custo do material novo, tem todo o investimento economizado na demolição e o ganho de tempo.

2. Explore móveis soltos. A marcenaria sob medida é um dos itens mais caros em uma reforma. Para determinados ambientes, como sala e varanda, vale a pena explorar mobiliário comprado pronto para economizar um pouco.

3. “Para as bancadas, tente escolher granitos ao invés de pedras sintéticas. Além da resistência e durabilidade dos granitos, eles têm um preço melhor de metro quadrado. Para fugir do comum, dá para mudar o tratamento do material, não usar o polido, o que já dá outro aspecto para pedra, mais moderno”, explicam as arquitetas do Mirá Arquitetura.

4. Para os quartos, você pode fazer uma substituição à cabeceira, para demarcar melhor o espaço da cama e entrar com pintura em meia parede. É uma solução mais barata e que dá um charme para o ambiente.

Abuse das tintas, elas são o revestimento mais econômico, ou seja, custam menos, por metro quadrado (Foto: Pexels / La Miko / CreativeCommons)
Abuse das tintas, elas são o revestimento mais econômico, ou seja, custam menos, por metro quadrado (Foto: Pexels / La Miko / CreativeCommons)

5. Nos banheiros, se tiver ventilação natural, entrar com revestimento nas paredes apenas no boxe. É uma economia tanto de material quanto de mão de obra. “Outra dica é, se os revestimentos do banheiro não estiverem antigos, pode trocar apenas o rejunte ou uma parede no boxe para trazer um charme”, completam Fernanda Hardt e Juliana Rinaldi.

6. “Se a cerâmica estiver ruim para renovar, opte por colocar um piso laminado sobre a o revestimento antigo. Não perde tempo com a retirada do material nem gera entulhos. Além da aplicação ser rápida, ele pode ser retirado e levado para outro local, em caso de mudança, por exemplo”, sugere Iza Valadão, engenheira civil com Ph.D. em Materiais e Sustentabilidade e professora e pesquisadora da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Receba por email, os melhores conteúdos da semana sobre Construção!