fbpx
Início Gestão Planejamento e Gestão de Obra Saiba como fazer seu tempo render mais

Saiba como fazer seu tempo render mais

0

Tempo é algo precioso e portanto devemos administrá-lo. Para isso devemos não só organizar o que iremos fazer como também encontrar maneiras para que tais tarefas possam ser executadas com eficácia dentro do prazo necessário.

Não existe falta de tempo, mas sim falta de prioridades.

Dividir as tarefas de acordo com a importância e a urgência de cada uma, é uma das mais conhecidas técnicas de administração do tempo.

tempo

Vejamos abaixo o significado de cada quadrante

1º Quadrante: Urgente e Importante – “Stress

Tendemos a nos sentir estressados e ansiosos, muitas vezes por vivermos apenas administrando problemas e nos movendo de uma crise para outra. Se todas as suas atividades diárias estão concentradas no urgente e importante, cuidado, você pode enfartar a qualquer momento!!!

Quadrante 2: Não Urgente e Importante – “Qualidade”

É neste cenário que você deve buscar trabalhar!!! Lembre-se de que falhar aqui significa transferir tarefas para o quadrante do Stress! Se a maior parte das ações diárias estão concentradas aqui, parabéns, você sabe trabalhar de forma planejada e gerencia com facilidade o seu tempo

Quadrante 3: Não importante e urgente – “Ilusão”

Tarefas urgentes, mas sem importância. Aqui residem as interrupções que, por vezes, nos levam a perder tanto tempo, como telefonemas que precisamos atender, reuniões sem importância, relatórios desnecessários, pessoas que temos de dar atenção imediata, ou mesmo checagem excessiva de e-mails. Caso suas atividades diárias estejam sendo monopolizadas pelas interrupções, não seria hora de aprender a dizer “não” para os outros????

Quadrante 4: Não urgente e não importante – “Distração”

Geralmente é um tempo malgasto, muitas vezes com procrastinação ou fuga do foco do trabalho. Se a maior parte das ações estiver concentrada nas distrações, que tal encontrar formas de dizer “não” para si mesmo???

 time

Você já parou para pensar em qual quadrante você está?

Artigo anteriorBate-Papo: Ep. 2 – Como VALORIZAR seu trabalho?
Próximo artigoBate-Papo: Ep. 3 – O momento é bom para CONTRATAR?
Engenheira Civil pela FEI com pós-graduações nas áreas de gestão ambiental (FEI), responsabilidade social (USP) e gestão para excelência do desempenho (FGV), excelência em gestão de pessoas (Disney Institute), empreendedorismo (Endeavor), andragogia (Secovi), mapeamento de processos (FPNQ). Auditora líder de certificadoras internacionais (LRQA e DNV GL), nas normas ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001 e PBQP-H totalizando desde então, mais de 800 auditorias realizadas em sistemas de gestão, para organizações de diversos segmentos e portes, permitindo desta forma uma visão ampla de processos e melhores práticas. Consultora em processos e pessoas e Instrutora da L. Antunes Consultoria em diversos treinamentos comportamentais e de gestão empresarial, Instrutora do Sinduscon-SP, Coach Executiva e Life Coach formada pelo ICI – Integrated Coaching Institute com credenciamento ACC pela ICF – International Coach Federation, Autora de artigos sobre gestão e Voluntária na Junior Achievement no programa mini empresas que tem como objetivo, despertar o espírito empreendedor nos jovens.

Receba por email, os melhores conteúdos da semana sobre Construção!