fbpx
Início Gestão Transformar para prosperar: a chave do pensamento sistêmico

Transformar para prosperar: a chave do pensamento sistêmico

Quer amadurecer, transformar e prosperar? Então descubra como incorporar o pensamento sistêmico pode ajudar você a conquistar esse objetivo.

0
"Perceba que o pensamento sistêmico implementado não anula nenhum investimento anterior que você tenha feito para você ou para sua organização, ele faz sim funcionar o que você já tem, bem como elimina o que não fomenta o progresso sustentável".

Muito mais do que ontem e oxalá que bem menos que amanhã, estamos aprendendo que tudo está conectado e que atitudes isoladas e fragmentadas têm resultados que não se sustentam. Seja na vida pessoal ou na vida empresarial, o pensamento sistêmico favorece a transformação que resolve as questões, dá novos passos e nos faz prosperar.

Grandes administradores, como o Dr. William Edwards Deming, que tanto utilizo em minhas consultorias e processos de coaching, desde os idos de 1980, já pregavam a inclusão do pensamento sistêmico como prática que oferece a possibilidade de reposicionamentos em relação aos emaranhados vividos por empresas e pessoas. Como consteladora também tenho vivenciado a maravilha que a visão sistêmica proporciona a líderes, outrora exaustos e desesperançosos na arte de conduzir pessoas, projetos e empresas.

Não é sobre jogar fora tudo que foi aprendido. É sobre incluir o que de fato traz a prosperidade, ajustando a tudo que já um dia foi aprendido. Há coisas que aprendemos que estão ultrapassadas, há hábitos que no contexto atual de pandemia não funcionam mais. Há que se ter coragem para experimentar novos comportamentos e crenças na liderança de nossas vidas, até porque muitos já nos deixaram valiosas dicas para trilhar esse caminho. Está aí, disponível a todos nós, não importa o seu tamanho.

Escolas, organizações, famílias, empresas, governos, em qualquer ambiente, em qualquer projeto, em qualquer papel de atuação, o sistema pode colaborar para que os resultados sejam extraordinários, basta ampliar a visão sobre ele, basta inclui-lo.

Somos partes de um todo e jamais, isoladamente, encontraremos receitas e modelos de transformação e prosperidade. Investir em boas práticas, contratar os melhores do mercado, estudar nas melhores instituições, ter os melhores programas de gestão, estar em conformidade, fazer o que é correto, cuidar das emoções, não irão garantir o sucesso desejado se o pensamento sistêmico não for considerado.

Imagino que você já tenha visto times, equipes ou pessoas comprometidas e esforçadas com QI e QE elevados, acima da média, entretanto como grupo tinham QI e QE bem abaixo da média.

É o pensamento sistêmico que leva pessoas, grupos e empresas a um relacionamento consciente, ampliado e de alta performance.

Incluir o pensamento sistêmico em sua vida pessoal ou na vida de sua organização desencadeia uma série riquíssima de transformações que elevam cada um e todos a patamares elevados de realização pessoal, automaticamente, com bem-estar, leveza e muita alegria.

Quem inclui o pensamento sistêmico ganha hábitos e aptidões como:

  1. Autoconhecimento e domínio pessoal;
  2. Capacidade sagaz de observação e percepção;
  3. Inteligência na comunicação;
  4. Criatividade perspicaz;
  5. Mediação e aglutinação de forças existentes;
  6. Habilidade de se auto recarregar;
  7. Coerência de teoria e prática;
  8. Manter o compromisso diário que eleva o todo.

Perceba que o pensamento sistêmico implementado não anula nenhum investimento anterior que você tenha feito para você ou para sua organização, ele faz sim funcionar o que você já tem, bem como elimina o que não fomenta o progresso sustentável.

Reflita se apesar de todos os seus esforços ainda ronda em sua vida, ladrões de energia produtiva como, por exemplo: repetição de problemas ou coisas não conformes, falta de comprometimento, surpresas desagradáveis constantes, uso de energia para fingir que está tudo bem, conflitos reprimidos, falta de paciência, ênfase na solução técnica ou cartesiana, cultura de bajulações, controles em ascensão, ameaças, competições entre pessoas, doenças, relacionamentos desgastados, pessoas reativas, falta de vontade em seguir ou espirito exagerado de guerrear, fadiga, sono sem descanso, combates, conversas paralelas, inadequações, fofocas, desconfianças, coisas encobertas, mentiras, traições, foco nas incapacidades e fraquezas, falta de assertividade, distrações com urgências sem grande importância, ou qualquer outra forma que leva você a trabalhar mais pesadamente para poder compensar o não uso da capacidade criativa de acessar o espirito elevado e a inteligência que mora em você e que mora no outro.

Desafios e possibilidades nos cercam, importa perceber e usar o que já está disponível para que transformações tragam continuadamente o sucesso e a prosperidade que lhe é de direito, não acha? É merecido.

Somos todos imperfeitos e pensar sistemicamente nos leva a uma compensação de limitações que nos eleva e faz todos ganhar. Costumo dizer que molda o caráter porque está diretamente relacionado com humildade e apreciação, está além de somente desejar recursos na vida para comer, morar e acumular posses.

Uma organização que amadurece continuadamente com o pensamento sistêmico e suas derivadas de poder é uma entidade imparável eu diria. São organizações atentas aos movimentos que estão porvir. São organizações ágeis.

A qualidade da transformação que desejamos no mundo depende da transformação que fazemos em nós, em nossas equipes, em nossas organizações.

Sobreviver nos faz existir, mas não necessariamente nos leva a evoluir.

O método IRST Inteligência Relacional Sistêmica de Times® que desenvolvi após anos de experiências vividas com pessoas e empresas proporciona visão ampliada para todos aqueles que desejam realmente ver onde está a amarra que impede o fluxo da prosperidade. É um programa inspirado em grandes gurus do mundo corporativo, em grandes mestres de instituições como Harvard e MIT e em grandes ícones da transformação humana como Bert Hellinger e Joe Vitale e traz à tona os benefícios que tanto aspiramos para um mundo melhor porque inclui, claro, o pensamento sistêmico.

Quer amadurecer, transformar e prosperar?

A resposta é: Busque e incorpore hoje e cada dia um pouco mais o pensamento sistêmico. Você encontra facilmente literaturas, técnicas, exercícios, dinâmicas e consultorias especializadas. Eu mesmo estarei aqui a seu inteiro dispor, talvez haja algo que eu possa contribuir com você, sua família ou empresa. Ademais, desejo que você prospere, cada dia mais!

Que você jamais hesite em buscar felicidade, que se sinta sempre aberto ao de melhor que existe e que possa colecionar histórias inspiradoras de vida para contribuir e compartilhar com o mundo.

Artigo anteriorImpacto da covid-19 na construção: a visão dos profissionais do setor
Próximo artigoCurso: Corporativismo Institucional
Formada em Engenharia Civil com especialização em Administração de Empresas pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), em São Paulo. É Técnica em Edificações pela Escola Técnica Federal de São Paulo. Fez o Programa de Desenvolvimento de Executivos (PDE) na Fundação Dom Cabral, em Minas Gerais, Matemática Aplicada a Vida e Gestão de Projetos no PMI. Possui formaçôes e certificações internacionais em Coaching, Meta Coaching (ACMC) e Practitioner of Meta-States - AGP (Acessando o seu Gênio Pessoal) - Coaching Genius (ISNS) - Neurossemântica. Formou-se também em Constelação Sistêmica Empresarial e de Vida, Hipnoterapia, Feng Shui e em auditorias de Sistemas de Gestão Integrado - Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança de acordo com as normas internacionais ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001 e com o PBQP-H (Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat).

Receba por email, os melhores conteúdos da semana sobre Construção!