fbpx
Início Gestão Liderança: Um olhar mais profundo para o ser humano

Liderança: Um olhar mais profundo para o ser humano

0
liderança
061461e4-1916-4581-967e-ff6ab64e3a93

Inicio este tema com a seguinte afirmação:

“As pessoas com quem as empresas trabalham sempre serão pessoas”.

Esta é sem dúvida a principal tendência de liderança corporativa, que está revolucionando a gestão de pessoas nas melhores empresas para se trabalhar. Um olhar mais profundo para o ser humano.

Como os líderes podem construir um excelente ambiente de trabalho?

As empresas que possuem boas práticas, estão liderando com valores compartilhados, e não com regras e diretrizes.

Devemos começar a pensar menos nas coisas materiais que são oferecidas, e mais na parte humana. Por exemplo, os inúmeros benefícios oferecidos aos colaboradores, claro que eles são muito importantes, mas passar a pensar mais em como poderia ser a experiência de trabalhar na sua organização, é a grande sacada.

Esta experiência deve ser única e especial para cada colaborador, fazendo com que ele sinta um enorme orgulho de fazer parte do time e uma forte sensação de pertencimento.

Pare para pensar o quanto isso é importante. Quanto do seu tempo você passa na organização?

A vida dos seus colaboradores está em jogo, e a maior parte do tempo da vida dele, ele passa na sua organização, portanto, construa um ambiente gostoso para se trabalhar, para que a cultura da organização possa prosperar.

E para que isso aconteça, uma das qualidades essenciais de um líder é ser confiável e um excelente ouvinte.

Um mundo em acelerada evolução pede empresas muito mais humanas, onde as pessoas estão mais conectadas entre si.

Questionar a forma de trabalhar, o quão próximo ou distante a organização está dos seus valores e crenças são fundamentais para que a organização busque a ousadia de rever comportamentos, regras e práticas de liderança e gestão.

Os líderes exercem uma forte influência positiva ou negativa no comportamento das suas equipes, criando um ambiente onde as pessoas sintam que podem trazer para dentro da organização suas paixões e ideias.

Muitas pessoas saem das organizações por não ter um líder em que elas se espelham, admiram e sentem orgulho, afinal o líder representa a organização e a cultura organizacional.

Portanto, deixar de investir na liderança pode ser um estímulo negativo para o turn over da organização.

E é este olhar que devemos passar a ter.

Você se considerara um líder que se preocupa, acima de tudo, com o lado humano da sua equipe?

#Fica a Reflexão#

Artigo anteriorO Lean Construction e as particularidades da Construção: o que considerar?
Próximo artigo10 passos para eliminar riscos com inovação de processos
Engenheira Civil pela FEI com pós-graduações nas áreas de gestão ambiental (FEI), responsabilidade social (USP) e gestão para excelência do desempenho (FGV), excelência em gestão de pessoas (Disney Institute), empreendedorismo (Endeavor), andragogia (Secovi), mapeamento de processos (FPNQ). Auditora líder de certificadoras internacionais (LRQA e DNV GL), nas normas ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001 e PBQP-H totalizando desde então, mais de 800 auditorias realizadas em sistemas de gestão, para organizações de diversos segmentos e portes, permitindo desta forma uma visão ampla de processos e melhores práticas. Consultora em processos e pessoas e Instrutora da L. Antunes Consultoria em diversos treinamentos comportamentais e de gestão empresarial, Instrutora do Sinduscon-SP, Coach Executiva e Life Coach formada pelo ICI – Integrated Coaching Institute com credenciamento ACC pela ICF – International Coach Federation, Autora de artigos sobre gestão e Voluntária na Junior Achievement no programa mini empresas que tem como objetivo, despertar o espírito empreendedor nos jovens.

Receba por email, os melhores conteúdos da semana sobre Construção!