fbpx
Início Mercado Economia Um passo adiante para o mercado imobiliário

Um passo adiante para o mercado imobiliário

O mercado imobiliário atual já tem 35% dos seus clientes da chamada Geração Y – ou millennials.

0

O mercado imobiliário está mudando, embora não seja rápido devido à sua complexidade. Big data, inteligência artificial, mobilidade inteligente e novas maneiras de conectar pessoas terão um impacto enorme no futuro do mercado imobiliário. Além disso, as inovações sociais (mais inteligência no trabalho, gestão dinâmica e organização flexível), mentalidade e cultura serão grandes desafios para as empresas do setor se atualizarem.

A inovação começa com a utilização de tecnologia já disponível. Assim, quem mais cedo se adequar estará em vantagem para o sucesso. Aqueles que tiverem agilidade nesta adequação irão se sobressair, e estarão entre os vencedores do futuro. A tecnologia já existe e vai criar novas oportunidades ainda mais rápido. Não esqueça que o mercado imobiliário atual já tem 35% dos seus clientes da chamada Geração Y – ou millennials.

Nascidos entre os anos de 1981 e 2000, esses jovens são filhos da tecnologia e de um mundo globalizado, sem fronteiras. O berço dos millennials foi cercado por avanços tecnológicos e tendências globais. Justamente por terem nascido numa era de transição, essa geração não teme mudanças. Inclusive a mudança é adotada voluntariamente em seu estilo de vida.

Embora exista um certo ceticismo ainda presente em algumas empresas do setor na utilização de inovações tecnológicas, pois sempre atuaram maneira pragmática e obtiveram sucesso assim, o caminho é irreversível. Nós acreditamos que agora seja o momento ideal da ruptura dos modelos tradicionais para um novo, mais tecnológico. As inovações tecnológicas e a sustentabilidade serão fatores-chave para a geração de valor nos imóveis. Alguns softwares de gestão e vendas já são amplamente utilizados em mercados mais maduros como a Europa e os Estados Unidos.  Cito alguns exemplos abaixo:

  • O SweepBright evolui o processo de vendas para uma transação totalmente digital integrando diversos sistemas imobiliários tais como DotLoop, WebMerge e DocuSign.
  • O OSRE WoningDossier torna a venda ou locação de imóveis mais eficiente. Graças a funções úteis e algoritmos inteligentes, automatiza a transação imobiliária de A á Z. Desde encontrar e gerenciar candidatos até assinar o contrato. Um sistema de fácil utilização em que todos os envolvidos trabalham juntos.
  • A Calcasa é um app independente. A Calcasa desenvolveu o modelo de avaliação automatizada(AVM) que fornece uma estimativa do mercado aberto atual e do valor das propriedades baseadas em vendas comparáveis e técnicas de regressão hedônica. As avaliações de casas e carteiras podem ser entregues em questão de segundos e são acessíveis através de uma variedade de fontes agilizando o processo de vendas.

Enfim existe uma gama imensa de ferramentas já em uso, que adaptadas a nossa realidade podem nos ajudar a dar o próximo passo, adicionando tecnologia ao seu modelo de negócios atual.

Receba por email, os melhores conteúdos da semana sobre Construção!