fbpx
Início Construção Instalação Válvula de escoamento para pias: qual é sua importância?

Válvula de escoamento para pias: qual é sua importância?

Preste atenção nos detalhes para evitar comprar a válvula de escoamento errada e ter que voltar pra trocar ou escolher uma cuba que exija uma válvula especial sem considerar o seu custo extra.

0

Preste atenção nos detalhes para evitar comprar a válvula de escoamento errada e ter que voltar pra trocar ou escolher uma cuba que exija uma válvula especial sem considerar o seu custo extra.

A válvula de escoamento de pias e tanques é responsável não só por controlar o fluxo de saída d’água na cuba e dar início à canalização da água usada para o esgoto, mas também constitui uma estrutura rígida junto à cuba, que servirá de encaixe para o sifão.

Válvula de escoamento pia
Válvula de escoamento vista de cima

Essas válvulas variam sob diversos aspectos, tais como: material, diâmetro, comprimento, tipo de ralo, se são ocultas ou não, se com ou sem ladrão e se são aparafusadas ou rosqueadas por baixo. Algumas dessas características, são apenas questões de escolha, como por exemplo o material de que são feitas ou se são aparafusadas ou rosqueadas. No entanto, a maioria das outras características devem ser muito bem consideradas na hora da compra para evitar incompatibilidades.

Quanto ao tipo de material, as válvulas de escoamento podem de ser de metal, plástico ou plástico cromado. As peças de metal possuem maior valor estético, melhor durabilidade e costumam ser mais caras.

Válvula de escoamento pia

Ainda podem ter o ralo convencional ou “click”, em que você aperta sua parte superior para impedir ou liberar a passagem da água (fechar o ralo):

Válvula click, válvula de escoamento pia

Quando rosqueadas por baixo, as válvulas podem ser do tipo “comum”, oculta ou americana. Já as válvulas aparafusadas também são conhecidas como “válvulas universais” e, apesar do nome, não significa que servirão para todas as cubas, pois existem diferentes furações como veremos mais adiante.

Tipos de válvulas de escoamento pia
Válvulas de escoamento

Na imagem abaixo observamos que tanto as válvulas de escoamento rosqueadas quanto as aparafusadas possuem dois diâmetros: o diâmetro de “‘topo” e o diâmetro de “pescoço”, que variam juntos entre si e ambos vêm descritos pelo fabricante.

O diâmetro de “topo” ficará junto à cuba, apoiado nela e impedindo que a peça caia. O diâmetro de “pescoço”, deve atravessar o furo da cuba e também servirá de encaixe para o sifão. De acordo com a furação da cuba, você precisará de um diâmetro específico de válvula. Observe o exemplo abaixo de duas cubas de cozinha da Tramontina, com o mesmo diâmetro, mas furações diferentes:

válvula de escoamento pias; furação cubas
As medidas mais comuns para furações de cubas de cozinha são de 3 ½” e 4 ½”. Para cubas de banheiro, a mais comum é de 2 ⅜”. No entanto também existem furações com outras medidas, por tanto, confira sempre a medida do furo de sua cuba antes de comprar a válvula de escoamento.

Na hora da compra você também deve ficar atento ao comprimento da válvula. Inicialmente bastaria um pequeno comprimento para que ela atravessasse a espessura da cuba, no entanto, se sua cuba for sobreposta, a válvula também precisará atravessar a bancada, que dependendo do material, tem uma espessura significativa e faz com que a válvula precise ser mais comprida.

Se sua cuba tiver ladrão, que é aquele rasgo na parte superior da cuba para evitar transbordamentos quando o ralo entope, será necessário uma válvula com ladrão, pois o uso de uma válvula sem ladrão inviabiliza essa função da cuba e faz com que haja vazamento d’água caso o ladrão da cuba seja utilizado. Da mesma forma, o uso de uma válvula com ladrão em uma cuba sem ladrão, também causará vazamentos.

válvula de escoamento pia; válvula com ladrão; válvula click

As válvulas de escoamento por fim, podem ser comuns ou ocultas. As válvulas comuns são aquelas que conseguimos instalar e acessar pela parte de cima da cuba. As válvulas ocultas são aquelas que, como o próprio nome já diz, ficam ocultas na cuba: você olha e não vê por onde exatamente a água sai. Elas são encaixadas por baixo da cuba e contam com uma borracha expansível que após ser pressionada pelo rosqueamento, se expande e impede que a válvula caia após soltarmos. Esse mecanismo de expansão da borracha permite que a válvula se prenda na cuba e também funciona como uma vedação.

Válvula de escoamento pia; válvula oculta
Comparação entre uma válvula de escoamento comum e uma oculta.

Algumas cubas com válvula oculta possuem partes removíveis que possibilitam o acesso à válvula pela parte de cima, permitindo o uso de válvulas comuns sem click, que normalmente são mais baratas.

válvula de escoamento pia; válvula oculta
Cuba com parte removível que permite acesso à válvula de escoamento por cima. Nesse caso é possível utilizar uma válvula de escoamento comum sem click, que é mais barata.

No entanto, existem cubas que não permitem acesso à válvula por cima e, nesses casos, temos que usar uma válvula oculta. Observe o esquema abaixo:

Válvula de escoamento pia; válvula oculta
Cuba com válvula oculta e esquema de funcionamento

Caramba, tudo isso pra escolher o ralo da pia? Isso mesmo! Preste atenção nos detalhes para evitar comprar a válvula errada e ter que voltar pra trocar ou escolher uma cuba que exija uma válvula especial sem considerar o seu custo extra. São exatamente esses custos imprevistos que fazem todas as obras saírem mais caras do que o esperado!

Fonte: Pró-Reforma

Artigo anteriorComo o Home Staging vai mudar o mercado imobiliário?
Próximo artigoQuais são as melhores faculdades de engenharia civil de 2019?
Arquiteta e Urbanista pela (FAU/UFRJ + Universidade do Porto). Mestre em Engenharia de Produção (COPPE/UFRJ). Doutoranda em Arquitetura (PROARQ/UFRJ) Criadora da Pró-Reforma (www.pro-reforma.com), ferramenta de apoio à tomada de decisão em projetos da CUG Consultoria, startup residente da Incubadora de empresas da COPPE/UFRJ. Professora substituta do Departamento de Projeto de Arquitetura do curso de graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo UFRJ de 2016 a 2018, ministrando disciplinas de projeto de arquitetura, projeto executivo e projeto de interiores, além disciplina eletiva “relação teoria e prática”, com foco no custo das decisões arquitetônicas. Professora do programa de Educação Continuada do IAB/RJ – IAB Compartilha. Professora da plataforma de ensino a distância EstudeAE Profissional com experiência no desenvolvimento de projetos e no acompanhamento de obras de construção e reformas desde 2007, tendo ocupado o cargo de gerente de projetos na Mareines+Patalano Arquitetura, onde atuou de 2005 a 2013, tendo participação efetiva em todos os projetos desenvolvidos pelo escritório nesse período. Experiência na execução de obras de empreendimentos imobiliários de 2007 a 2009, com atuação no canteiro em todas as etapas de execução, desde as fundações até a entrega da obra. Vencedora do prêmio Arquiteto do Amanhã (IAB/RJ).

Receba por email, os melhores conteúdos da semana sobre Construção!