fbpx
Início Arquitetura Você sabe o que é Li-Fi? Entenda o que muda no mercado...

Você sabe o que é Li-Fi? Entenda o que muda no mercado de iluminação

0

Com a chegada da primeira edição do congresso de tecnologia Li-Fi para os dias 8 e 9 de fevereiro de 2018, anote. Muita coisa vai mudar no futuro da iluminação.

Com a entrada consolidada do LED no mercado, todas as outras tecnologias de iluminação estão obsoletas, e para os próximos anos, a tecnologia vai associar-se à IoT e a todas as tecnologias de controle digitais. IoT é sigla para “Internet of Things”, como é denominada a Internet  das Coisas, uma tendência tecnológica em que os dispositivos terão interfaces de interação entre si, trocando informações úteis e facilitando a vida dos usuários.

Isto dito, prepare-se para outra inovação: possivelmente na edição de março da Light + Building a integração Li-Fi será o grande lançamento da feira. Mas afinal, o que é Li-Fi? Trata-se de um sistema similar ao Wi-Fi, porém ao invés de comunicação por ondas, a comunicação é feita via luz, tornando a transferência de dados muito mais rápida. Para se ter uma ideia, a tecnologia está no começo e atualmente já conta com a capacidade de transmissão de 1 Gb por segundo.

Caro? Com certeza. Todo lançamento tecnológico tem alto custo, mas o início do LED também foi assim: custou caro no começo, mas neste momento o produto é bastante acessível. Assim será também com o Li-Fi. Em poucos anos, diria que até 2025, a tecnologia já estará consolidada.

Com este avanço teremos sistemas dinâmicos, com controle de voz, e capazes de definir de maneira dinâmica intensidade e coloração da luz, além de sistemas inteligentes com sensores e controle em nuvem.

A poluição luminosa é o tema que representa um grande desafio à nossa geração. Com todos os estudos que foram apresentados nos últimos 5 anos, este é certamente um assunto que precisa entrar na pauta das discussões sobre a iluminação das cidades. Luz é saúde, e os consumidores precisam conscientizar-se de seus impactos negativos na saúde e no ecossistema.

Um bom ano a todos!

Grande abraço

Silvia Carneiro

 

É arquiteta e especialista em Iluminação LED

Titular do escritório de Luminotécnica IRIS um olhar para o Futuro.

Consultoria Luminotécnica em Arquitetura & Sustentabilidade.

Atua em projetos Luminotécnicos e cursos de capacitação.

Contato: 55.11.99222.6616

[email protected]

www.silviacarneiro.com.br

Artigo anteriorPiso em concreto: porque ficou bom?!
Próximo artigoCUB Paulista tem alta de 0,39% em janeiro, a nona consecutiva
Silvia Maria Carneiro de Campos, natural de São Paulo, onde reside, atua no mercado de iluminação LED desde 2008, arquiteta especialista em iluminação LED, com Pós Graduação em Iluminação e Design de Interiores e Master em Arquitetura & Iluminação. É titular do escritório IRIS um olhar para o futuro, e atua como Consultora de Negócios, inteligência estratégica e Relacionamento à industrias de iluminação, oferecendo atendimento técnico aos arquitetos e especificadores luminotécnicos em Projetos com tecnologia LED e Projetos Luminotécnicos de diversos seguimentos. Também dá aulas de iluminação em cursos de Pós Graduação. Certificada em Acessibilidade pela SMPD-SP foi colaboradora no CB-40 comitê de acessibilidade na revisão da ABNT 9050/15 e do comitê CB-03 COBEI da ABNT, onde participou da revisão das normas ABNT 5101 (Iluminação Pública) e 5413 (Iluminação de ambientes de trabalho, atual ABNT ISO/CIE 8995-1). Atualmente é colaboradora do grupo de projetos luminotécnicos da Comissão de Estudo Especial Modelagem da Informação da Construção (BIM) – Grupo de Trabalho sobre Componentes BIM ABNT/CEE-134

Receba por email, os melhores conteúdos da semana sobre Construção!