fbpx
Início Tendências Você sabe o que são RECs?

Você sabe o que são RECs?

0

Você já ouviu falar de RECs, e de como a sua compra e venda está ajudando a consolidar o mercado de energias renováveis?

O que vem a sua mente quando alguém usa a expressão “Green Building” ou “Green Power”? Imagina formas arquitetônicas extravagantes? Prédios cobertos em todas as fachadas por vegetação? Sistemas de eficiência energética? Reciclagem de materiais? Conforto térmico?

Todos estes elementos ajudam a sintetizar o que é um “Green Building” e um conceito de extrema importância a ser destacado é o conceito de Renewable Energy (Energia Renovável).

Veja a definição de Energia Renovável, segundo a Wikipedia:

“Energia renovável é aquela que vem de recursos naturais que são naturalmente reabastecidos, como sol, vento, chuva, marés e energia geotérmica. É importante notar que nem todo recurso natural é renovável, por exemplo, o urânio, carvãopetróleo são retirados da natureza, porém existem em quantidade limitada.”

Assim, podemos citar como exemplos de “energias renováveis”: biocombustível, biomassa, energia geotérmica, energia heliotérmica, energia hidráulica, energia solar, energia eólica, energia das ondas e das correntes marítimas, entre outras (podemos abordar este assunto mais profundamente em próximo artigo).

Porém, ainda é raro ver estas fontes de energia instaladas no terreno ou em um empreendimento, devido ao seu custo financeiro elevado e a necessidade de mão de obra especializada, ou mesmo por impossibilidades particulares de cada projeto (em um retrofit sustentável, por exemplo, muitas vezes é impossível reformar o prédio a ponto de conseguir instalar todo um sistema de abastecimento energético novo). Para casos assim, podemos utilizar a compra de RECs – sigla para Renewable Energy Certificates – ou seja, Certificados de Energia Renovável.

Veja a definição de RECs com base no site Renewable Energy Word:

RECs são uma ferramenta do mercado para provar que a energia foi gerada a partir de fontes renováveis. Cada REC representa o benefício ambiental de 1MWh de geração de energia renovável. Quando você compra REC, as energias renováveis ​​são geradas em seu nome.

Quando você compra RECs, é garantido que a energia renovável foi gerada em seu nome e enviada para a rede elétrica, que é a rede que fornece eletricidade de fornecedores para consumidores.

Como a eletricidade que recebemos através da rede de serviços públicos não diz nada sobre sua origem ou como foi gerada, as RECs desempenham um papel importante na contabilidade, rastreamento e atribuição de propriedade à geração e uso de eletricidade renovável.

Em uma rede elétrica compartilhada, seja de recursos no local ou fora do site, as RECs são o instrumento que os consumidores de eletricidade devem usar para fundamentar reivindicações de uso de energia renovável. À medida que mais e mais pessoas compram RECs, nos aproximamos da verdadeira independência energética.

O comércio de RECs incentiva o uso de fontes renováveis para a produção de eletricidade, dando às empresas um incentivo financeiro para investir nessas fontes alternativas de energia, veja o esquema abaixo:

Sugiro que assista ao vídeo abaixo.
Está em inglês, mas é possível assistir com as legendas do Youtube:

 

 

Receba por email, os melhores conteúdos da semana sobre Construção!