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Volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade: como superar profissionalmente esses desafios no ambiente no trabalho?

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V.U.C.A é um acrônimo para descrever quatro características marcantes do momento em que estamos vivendo: Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade. Apesar de o termo ter sido incorporado mais recentemente ao vocabulário corporativo, ele surgiu na década de 90 no ambiente militar. O U.S. Army War College utilizou esse conceito para explicar o mundo no contexto pós Guerra Fria. Este termo tem o seguinte significado:

V – Volatility (volatilidade) – O momento presente é muito dinâmico, volúvel, veloz e efêmero, não segue padrões previsíveis, por isso, não podemos buscar no passado as soluções para o futuro. Isso demanda adaptações rápidas e precisas, como uma forma de manter os planos fazendo sentido, mesmo com as mudanças de cenário.

U – Uncertainty (incerteza) – O ambiente instável mudará seus planos em diversos níveis. A alta conectividade entre pessoas, processos e plataformas gera uma relação de dependência que afeta os planos de curto, médio e longo prazos. Nesse cenário, ter pessoas com opiniões realmente diversas faz a diferença. Outras vivências podem trazer outra forma de lidar com determinados problemas.

C – Complexity (complexidade) – Este termo remete às inúmeras variáveis que afetam nosso dia a dia. No entanto, um mundo mais complexo requer soluções mais simples. Precisamos aprender a lidar com a não linearidade das situações. Se tentarmos lidar com todas as variáveis de maneira complexa, correremos o risco de perder o timing para solucionar tal problema.

A – Ambiguity (ambiguidade) – Este termo significa a falta de clareza sobre o significado, a causa e as circunstâncias de um acontecimento. E por esse motivo, muitas vezes, não há uma resposta certa para nossas questões, pois tudo é ambíguo. O que realmente importa é que a decisão tomada faça sentido para a situação e traga eficiência. Não podemos sustentar uma visão tão maniqueísta na vida real.

Neste contexto precisamos ter profissionais com características de Z.O.N.A, isto significa:

Z – Zetético – Necessitamos ter a capacidade e método para descobrir a razão das coisas que estão acontecendo;

O – Objetivo – Num mundo de alta complexidade e ambiguidade é fundamental ter foco, identificando de forma muito clara o que em todo o contexto, tem realmente importância e traz um diferencial competitivo ao seu negócio;

N – Negociador – Uma vez entendida a razão e o funcionamento das coisas temos que ter a capacidade de identificar as diferenças de nossos interlocutores e influenciá-los no melhor caminho a ser perseguido;

A – Assertivo – Os resultados somente serão atingidos quando nossas ações transmitem no modo seguro e confiante de agirmos demonstrado em todas nossas atitudes e comportamentos. 

Então meu amigo trate de desenvolver a Z.O.N.A para sobreviver e se diferenciar no mundo V.U.C.A, boa viagem e muito sucesso.

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