fbpx
Início Tendências Inovação Welcome future: por que construção modular?

Welcome future: por que construção modular?

A construção modular tem potencial para transformar a construção numa indústria moderna e eficaz, compactando substancialmente os prazos de projeto e construção, gerando ainda produtos de melhor qualidade e desempenho

0
No Brasil, há iniciativas e empresas competentes em construção modular. Investir neste caminho, já abraçado por alguns dos países mais desenvolvidos, propiciará melhor qualidade e desempenho do patrimônio construído e melhor retorno do capital investido.

Fundamentos da construção modular. Nesta abordagem sintética, não destacaremos os problemas já bem conhecidos da construção tradicional. Abordaremos as razões das grandes consultorias globais apontarem a construção modular como uma solução para estes problemas.

Temos defendido a tese que as bases da construção modular são a pré-construção e a fast-construction. Estes dois pilares são os grandes responsáveis em garantir o uso de metodologia e ferramentas apropriadas para transformar o setor de construção numa “fábrica de obras”, ou seja, numa indústria moderna e eficaz. O principal foco é a concentração do máximo possível de atividades off-site, ou seja, produção em ambiente controlado, com processos padronizados, minimizando ao máximo as atividades on-site, ou seja, no canteiro de obras.

Afinal, de acordo com a McKinsey (junho de 2019), no relatório “Modular Construction: from Projects to Products”, com a construção modular, através dos conceitos e princípios anteriormente destacados é possível a previsibilidade de custos e prazos, algo muito raro de se obter na construção tradicional. Segundo este mesmo relatório, é possível:

  • A compactação dos prazos em até 50%;
  • A redução do custo em até 20%.

Apesar destes percentuais se mostrarem bastante atrativos, a experiência demonstra que para projetos que exploram trabalho de pré-construção competente, trabalho de logística e supply chain de alto nível e ainda, com a escala apropriada, a construção modular, potencialmente, pode ir muito além disso!

Outra característica da construção modular é a redução de riscos, de desperdícios e de retrabalho. Nos produtos obtidos através de bom design e de engenharia inteligente, a minimização de custos de operação e de manutenção são consequências desta modalidade da construção industrializada.

Perspectivas e projeções

No âmbito das perspectivas, vale a pena destacar as conclusões e projeções abaixo:

Markets&Markets*1McKinsey*2  
Construção Modular: dobrou de tamanho nos últimos 5 anosParticipação de mercado da construção modular permanente, cresceu 50% nos projetos imobiliários na América do Norte, de 2015 a 2018
Produziu US$ 112,4 bilhões em 2018 Terá crescimento médio projetado de 6,9% ao ano, até 2023Gastos com P&D entre 2.500 empresas de construção pesquisadas aumentaram aprox. 77% desde 2013
Tem potencial para gerar economia anual de US $22 bilhões somente através da redução de resíduos (80% menos) em relação à construção tradicional)Uma nova geração de players surgiu para liderar as mudanças  
*1Fonte (2020): https://www.marketsandmarkets.com/search.asp?search=construction*2Fonte: McKinsey (2020) “The Next Normal in Construction

Vantagens da construção modular

De forma sumária, podemos destacar as seguintes vantagens da construção modular:

  1. Maior controle do projeto e da construção;
  2. Rapidez, previsibilidade e segurança da entrega, ou seja: garantia do cumprimento de custos e prazos;
  3. Maior tecnologia e inovação nos produtos;
  4. Concentração de atividades em ambiente industrial (off-site);
  5. Montagem rápida (on-site);
  6. Maior flexibilidade e adaptabilidade às necessidades dos clientes;
  7. Qualidade e desempenho superiores;
  8. Edificações mais eficazes e sustentáveis;
  9. Portabilidade;
  10. Novas perspectivas para o mercado imobiliário são criadas.

Conclusões

As vantagens da construção modular sobre a construção tradicional são consideráveis. Este sistema construtivo tem potencial para transformar a construção numa indústria moderna e eficaz, compactando substancialmente os prazos de projeto e construção, gerando ainda produtos de melhor qualidade e desempenho.

A redução do desperdício (80% menos do que a construção tradicional, indica uma redução de custo de 20% em relação à construção tradicional). Contudo, a redução de custo pode ir muito além disso considerando-se os ganhos de produtividade, a redução de custos administrativos e de gestão e ainda, dos custos com retrabalho, manutenção e operação.

A compactação dos prazos em até 50% e a redução do custo em até 20% são extremamente atrativos, mas podem ser maiores dependendo da qualidade do trabalho de pré-construção e da escala de produção.

No brasil, há iniciativas e empresas competentes em construção modular. Investir neste caminho, já abraçado por alguns dos países mais desenvolvidos, propiciará melhor qualidade e desempenho do patrimônio construído e melhor retorno do capital investido.

Welcome future!

Receba por email, os melhores conteúdos da semana sobre Construção!