fbpx
Início Você sabe quem projetou essa construção?

    Você sabe quem projetou essa construção?

    0
    0%

    O Elevador Lacerda, em Salvador, foi projetado por...

    Correto! Errado!

    O Elevador Lacerda, que interliga o Mercado Modelo na Cidade Baixa ao Pelourinho no centro antigo da capital Salvador, Bahia, foi idealizado pelo empresário Antonio de Lacerda (1834-1885) e construído com a ajuda de seu irmão, o engenheiro Augusto Frederico de Lacerda. Os dois fizeram o curso de engenharia no Rensselaer Polytechnic Institute, em Nova York, mas Antonio não o concluiu.

    O Teatro Amazonas, em Manaus, foi projetado por...

    Correto! Errado!

    O projeto foi criado pelo Gabinete Português de Engenharia e Arquitectura, um escritório de Lisboa, Portugal. Em 1884, a construção teve início sob o comando do arquiteto italiano Celestial Sacardim e levou 15 anos para ficar pronta com várias paradas e recomeços.

    O Mercado Municipal de São Paulo foi projetado por...

    Correto! Errado!

    Projetado pelo escritório do arquiteto Francisco Ramos de Azevedo, em 1926, o Mercadão, como é chamado pelos paulistanos, foi inaugurado em 25 de janeiro de 1933. O prédio – que ocupa a área de 12.600 m² – tem 32 painéis subdivididos em 72 vitrais criados pelo artista russo Conrado Sorgenicht Filho.

    O Museu de Arte Contemporânea (MAC), em Niterói, foi projetado por...

    Correto! Errado!

    Idealizado em 1991, o projeto leva a assinatura do arquiteto carioca Oscar Niemeyer. A obra com traços futuristas, que lembra uma nave espacial, fica em praça de 2.500 m² e foi inaugurada em 2 de setembro de 1996. Com vista para a Baia de Guanabara, o prédio de quatro pavimentos levou cinco anos para ser erguido e consumiu 3.200.000 m³ de concreto, quantidade suficiente para construir um edifício de 10 pavimentos.

    O Museu de Arte de São Paulo (MASP), em São Paulo, foi projetado por...

    Correto! Errado!

    A arquiteta italiana Lina Bo Bardi, naturalizada brasileira, criou o projeto que levou 12 anos para ficar pronto. Inaugurado em 1968, o prédio virou um dos principais cartões postais de São Paulo. A construção moderna é famosa porque fica suspensa do solo em plena Avenida Paulista, apoiada em quatro colunas, formando um vão livre de 74 metros.

    O Museu de Arte do Rio (MAR), no Rio de Janeiro, foi projetado por...

    Correto! Errado!

    Ao lado do Palacete Dom João VI, o edifício de traços modernistas com 2.500 m² foi projetado pelo escritório dos arquitetos cariocas Thiago Bernardes e Paulo Jacobsen e inclui a Escola do Olhar. Os dois prédios são unidos por uma praça, uma passarela e uma cobertura em formato de onda. No total, o complexo do museu soma 15 mil m² com oito salas de exposição. A obra foi inaugurada em 2013.

    A Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre, foi projetada por...

    Correto! Errado!

    O autor do projeto é o arquiteto português Álvaro Siza, que deu início ao trabalho em 1998. O prédio de 1.350 m² construído em área de 8 mil m² às margens do lago Guaíba, onde havia uma extinta pedreira, foi inaugurado em 2008. O arquiteto buscou soluções para preservar o pouco da mata nativa que restava na área. Admirador da arquitetura brasileira, ele buscou nas raízes do país parte das referências para a obra: a estrutura de concreto aparente apresenta traços do brutalismo da escola paulista e as paredes brancas e curvas internas lembram a obra do carioca Oscar Niemeyer.

    O Hotel Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, foi projetado por...

    Correto! Errado!

    O famoso hotel na praia carioca foi construído em 1923 pelo empresário Octávio Guinle, por sugestão do então presidente da República Epitácio Pessoa. O projeto criado pelo arquiteto francês Joseph Gire teve como inspiração os hotéis Carlton, em Cannes, e Negresco, em Nice, ambos na Riviera Francesa. O imponente prédio no estilo art déco tornou-se um dos cartões postais do Rio de Janeiro.

    O Museu Brasileiro de Esculturas (Mube), em São Paulo, foi projetado por...

    Correto! Errado!

    Construído em 1995, o museu ocupa área triangular de 7 mil m² na capital paulista e é uma das obras mais significativas do arquiteto capixaba Paulo Mendes da Rocha – segundo brasileiro a receber o prêmio internacional Pritzker. Famoso por propor soluções criativas e inseridas na paisagem da cidade, ele projetou o prédio de concreto aparente, abaixo do nível da rua, com viga perpendicular à via principal e um vão livre de 60 metros. Há áreas para expor esculturas dentro e também fora, na parte de cima, com jardim projetado por Burle Marx.

    O Instituto Moreira Salles (IMS), no Rio de Janeiro, foi projetado por...

    Correto! Errado!

    Projetada em 1948 pelo arquiteto Olavo Redig de Campos para ser a casa do embaixador Walther Moreira Salles, a atual sede do Instituto Moreira Salles, no Rio de Janeiro, foi inaugurada em 1951. Situada no alto da Gávea, em terreno de 10 mil m² e em meio a uma exuberante mata atlântica, tem jardim assinado por Roberto Burle Marx.

    Você sabe quem projetou essa construção?

    Compartilhe seus resultados:

    Receba por email, os melhores conteúdos da semana sobre Construção!