fbpx
Início Arquitetura Arquitetura Casas contêineres são uma alternativa viável de arquitetura sustentável

Casas contêineres são uma alternativa viável de arquitetura sustentável

Grandes caixas de aço, alumínio ou fibra são mais baratas que alvenaria e podem formar projetos arquitetônicos versáteis

0
Para construir uma dessas unidades, é solicitada a mesma documentação dos imóveis de alvenaria.

Contêineres são usados, tradicionalmente, para transporte de carga. Mas, quando encerram seu tempo de vida útil, que leva entre oito e 20 anos, podem ser destinados para uma nova função e se transformar em espaço residencial. E com um detalhe: em comparação com casas de alvenaria, são mais sustentáveis e até 30% mais baratas.

A ideia de viver em um caixa de metal pode causar estranheza, especialmente em relação ao conforto térmico e auditivo e ao design do imóvel. Mas o potencial das casas contêineres pode ser animador. Veja a seguir as possibilidades do formato.

Diversidade

Em geral, os contêineres utilizados nos projetos de construção civil são grandes, com até 12 metros de comprimento e 2,5 metros de largura. Com o uso de steel frame, estruturas de aço galvanizado revestidas por placas, é possível unir vários e criar espaços e cômodos mais amplos, além de dar aparência de alvenaria ao imóvel.

Durante a construção, as caixas de metal são unidas como blocos de montar para formar a estrutura desenhada no projeto. Dessa forma, é possível construir diferentes tipos de imóveis, desde casas pequenas a apartamentos luxuosos – e até mesmo moradias itinerantes, já que são materiais mais fáceis de transportar.

Construção rápida e sustentável

Como não requer fundação, a instalação da estrutura metálica é mais simples e exige menos matéria-prima do que uma obra tradicional. A construção costuma ficar pronta em apenas dois ou três meses. Mas a durabilidade do prédio pode alcançar até 90 anos. O contêiner geralmente já é utilizado em seu formato original, mas se for necessário cortar alguma parte da estrutura, o que sobrar pode ser utilizado na produção de peças complementares da casa, como portas, por exemplo.

Isso torna a estruturação da residência contêiner sustentável em comparação às obras necessárias para erguer um imóvel de alvenaria. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, a construção civil é apontada como o setor que mais consome recursos e utiliza energia de forma intensiva. E entre os impactos ao meio ambiente causados pelo segmento está a preocupante responsabilidade por 50% dos resíduos sólidos gerados em atividades humanas.

Conforto térmico é possível

A preocupação é real: de fato, o ambiente interno de uma casa contêiner pode ser muito quente. Caso o projeto seja mal executado, a habitação vira um forno. Para evitar que isso aconteça, a moradia é erguida com orientação contrária ao sol poente e são fechados os vãos que permitem a entrada de raios solares. 

O revestimento também precisa contar com a adequação para o uso humano, promovendo uma certa estabilidade da temperatura ou contando com suporte de equipamentos para regular o clima interno.

Isolamento acústico é desafio

São três os materiais mais comuns para a fabricação dos contêineres: aço, alumínio e fibras. Todos eles materiais barulhentos por si e que ecoam internamente os ruídos externos. Por isso, é fundamental investir em um bom revestimento. As alternativas mais comuns são a lã de pet, a lã de vidro, a lã de rocha, o isopor e as chapas de OSB.

Documentação semelhante ao de casas tradicionais

Para construir uma dessas unidades, é solicitada a mesma documentação dos imóveis de alvenaria. O proprietário deve entrar com pedido de aprovação da obra na prefeitura da cidade em que erguerá a estrutura. Esse processo é feito baseado no Código de Obras, que estabelece o que é permitido construir por regiões do município.

Seguir as regras municipais implica analisar o terreno em que a estrutura será montada, além de entender a logística para descarregar o contêiner no local. Aqui também entra o projeto da casa, com quantidade e dimensão dos cômodos para definir quantos blocos serão necessários e o limite para a área de construção permitida.


Fonte: Estado de São Paulo

Receba por email, os melhores conteúdos da semana sobre Construção!