fbpx
Início Mercado Economia Confiança da construção cai ao menor nível desde março

Confiança da construção cai ao menor nível desde março

Em novembro, indicador recuou 5,3 pontos, para 95,6 pontos, de acordo com o Ibre-FGV; em março, confiança da construção atingiu 92,9 pontos

0

Fábio Matos, Metrópoles – O Índice de Confiança da Construção (ICST), medido pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre-FGV), caiu para o menor patamar desde março deste ano, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (25/11).

Em novembro, o indicador recuou 5,3 pontos, para 95,6 pontos, de acordo com o instituto. Em março, o ICST atingiu 92,9 pontos.

Também foi a maior queda mensal desde abril de 2020, ainda no início da pandemia de Covid-19. Em médias móveis trimestrais, a retração foi de 0,9 ponto.

Segundo a pesquisa, o resultado reflete uma piora na percepção dos empresários do setor em relação ao momento atual e às expectativas da economia para os próximos meses.

O Índice de Situação Atual (ISA-CST) caiu 1,6 ponto, para 97 – o menor patamar desde agosto (96,4 pontos). De acordo com o Ibre-FGV, o recuo se deve à piora de dois indicadores, em especial: o que mede o volume de carteira de contratos (que recuou 1,7 ponto) e o que mede a situação atual dos negócios (que caiu 1,4 ponto).

O Índice de Expectativas (IE-CST) registrou queda pelo segundo mês consecutivo, de 8,8 pontos, alcançando 94,4 pontos. Esse recuo foi influenciado pelo aumento do pessimismo em relação à demanda e à tendência dos negócios no setor para os próximos seis meses.

Já o Nível de Utilização da Capacidade (NUCI) da Construção teve alta de 2,1 pontos percentuais, para 79,2%. A utilização de mão de obra subiu 2,2 pontos percentuais (para 80,4%), enquanto a de máquinas e equipamentos avançou dois pontos percentuais (para 73,9%).

Receba por email, os melhores conteúdos da semana sobre Construção!