fbpx
Início Mercado Construção civil gerou cerca de 26,4 mil empregos formais

Construção civil gerou cerca de 26,4 mil empregos formais

Parte do aumento de empregos está ligado ao avanço da vacinação contra a covid-19 no Brasil

0

Somente em julho, a construção civil gerou 26,4 mil empregos formais. O dado é da nova pesquisa do Sebrae, que também mostra que as médias e grandes empresas geraram 663.993 novas admissões em todo o país no mesmo período.

Parte do aumento de empregos está ligado ao avanço da vacinação contra a covid-19 no Brasil. Exemplo disso é Goiânia, onde empresas têm dobrado o quadro de funcionários. O empresário Marlus Franco, da AMG Engenharia, conta que os negócios tiveram um crescimento expressivo de 2019 até o momento. “Neste semestre de 2021, contamos com aproximadamente 100 colaboradores e estamos sempre contratando. As vagas vão desde auxiliar de produção de obra até engenheiro”, explica.

O empresário afirma, ainda, que a empresa segue em expansão. Hoje, conta com 12 engenheiros e tem a expectativa de dobrar o quadro de funcionários até o final deste ano.“Para o início do próximo mês, vamos necessitar de uma quantidade maior de pessoas. Estamos com vagas abertas para engenheiro e arquiteto”, afirma.

Uma das vagas foi preenchida pelo engenheiro civil Josué Jorge Galdino de 24 anos. “Oportunidades que antes eram raras tornaram-se mais comuns e na área da construção civil que é muito competitiva, ainda mais em tempos de crise, as oportunidades estão aparecendo”, conta o contratado pela construtora.

Para ele, essa oportunidade é muito importante nesse momento de crise “Sinto orgulho de atuar na minha área de formação e é uma grata motivação enfrentar desafios novos a cada dia”, ressalta o engenheiro.

Outros negócios

Ainda de acordo com os dados do Sebrae, pequenos negócios correspondem a aproximadamente 72% das vagas de empregos geradas no Brasil.

A empresária Nilem Doris, da Smart Collab Mani, localizada na região de Samambaia, em Brasília, explica que a oportunidade veio com a expansão do espaço, que, agora, contempla um café. “Para gerenciar nossas opções de café, abrimos uma oportunidade de barista. Ficamos muito felizes de podermos gerar empregos, pois sabemos do momento difícil gerado pela crise sanitária”, diz Nilem.

Outro empresário que também montou a equipe foi Rogério Lopes, do Hospital Amparo, localizado na capital federal. O veterinário contratou em várias áreas, inclusive mão de obra especializadas. “Abrimos nosso hospital veterinário com uma equipe totalmente nova, entre veterinários especializados, além da nossa equipe de atendimento”, explica Lopes.


Fonte: Redação Jornal de Brasília

Receba por email, os melhores conteúdos da semana sobre Construção!