fbpx
Início Tendências Covid-19 Covid-19: obras mantêm percentuais ínfimos de contaminação, com manutenção dos protocolos sanitários

Covid-19: obras mantêm percentuais ínfimos de contaminação, com manutenção dos protocolos sanitários

SindusCon-SP e Seconci-SP alertam sobre risco de relaxamento das medidas de proteção nos horários das refeições

0

Por Rafael Marko, Sinduscon-SP. A 52ª Pesquisa “Conhecendo as Ações das Construtoras Paulistas no Combate à Covid-19” apurou que os casos suspeitos de Covid-19 em obras do Estado de São Paulo caíram ligeiramente, de 0,39% para 0,37% do contingente de trabalhadores; e os casos confirmados oscilaram de 0,18% para 0,19%.

Realizada semanalmente por SindusCon-SP e Seconci-SP (Serviço Social da Construção), a enquete constatou que, pela quarta semana consecutiva, não se registraram óbitos entre as empresas pesquisadas. Nenhum trabalhador estava em internação hospitalar devido ao novo coronavírus.

Odair Senra, presidente do SindusCon-SP, e Haruo Ishikawa, presidente do Seconci-SP, consideram positivos os resultados, mas alertam para o risco de relaxamento das medidas de proteção nos horários das refeições.

“A retirada da máscara no café da manhã e no lanche da tarde servido nas obras precisa ser realizada somente no momento da refeição e com o devido distanciamento. O mesmo vale para o almoço, dentro ou fora da obra. São momentos de descontração que requerem cuidado redobrado. Este é um tema importante para se tratar nos Diálogos Diários de Segurança”, afirmam Senra e Ishikawa.

Nesta 52ª rodada, foram obtidas respostas de 50 empresas, responsáveis por 577 obras, envolvendo 38.849 empregos diretos e terceirizados, de 13 a 19 de maio.

Principais resultados da 52ª Pesquisa:

· 0,37% afastados por suspeita de Covid-19;

· 0,19% afastados por confirmação da doença;

· 577 obras em andamento e nenhuma parada;

· 98% do pessoal estão em atividade;

· 100% das empresas adotam medição de temperatura e higienização das mãos, dão orientações diárias sobre prevenção, e higienizam e realizam demarcações em áreas de vivência;

· 98% orientam sobre limpeza dos Equipamentos de Proteção Individual e afixam informativos impressos sobre a Covid-19 nos locais de circulação;

· 94% fornecem máscaras para o transporte e para utilização na obra e realizam limpeza de EPIs e ferramentas e instituem horários escalonados para entrada, saída e refeições;

· 88% realizam outras práticas para a prevenção da contaminação entre os trabalhadores e a comunidade.

· 87% divulgam aos trabalhadores cartazes e vídeos de orientação do SindusCon-SP e do Seconci-SP;

· 83% distribuem informativos eletrônicos sobre a Covid-19.

Os presidentes do SindusCon-SP e do Seconci-SP reafirmam o convite para mais empresas com obras no Estado de São Paulo participarem das próximas rodadas; basta enviar um e-mail para [email protected] e o Seconci-SP entrará em contato para incluir a construtora na enquete. As entidades garantem sigilo absoluto sobre as informações prestadas.

Receba por email, os melhores conteúdos da semana sobre Construção!