fbpx
Início Mercado Economia Descubra mais sobre o mercado imobiliário de luxo

Descubra mais sobre o mercado imobiliário de luxo

Na visão dos especialistas em imóveis, a desvalorização do real é o que tem atraído milionários estrangeiros, principais compradores de imóveis de luxo no país.

0
Nunca se vendeu tantos imóveis de luxo como na pandemia, tanto em termos de volume de vendas como de valores.

Nem a crise gerada pelo coronavírus conseguiu apagar o brilho do setor imobiliário de luxo no Brasil e, se você se interessa por imóveis, é bom saber mais sobre o assunto.

O momento não poderia ser melhor para investir em propriedades de alto e médio padrão, e você deve estar atento a esta grande oportunidade.

Crescimento em 2021

O mercado de luxo de casas e apartamentos à venda no país registrou o seu maior crescimento desde o ano de 2014.

Em 2021, as vendas de moradias de luxo cresceram em 32%.

A CBIC, Câmara Brasileira da Indústria da Construção, revelou que 60.322 unidades foram lançadas, só no segundo semestre do ano.

O número representa um aumento de 114,6% nos lançamentos imobiliários.

As vendas também superaram a oferta ao atingirem o número de 65.975 propriedades novas – uma expansão de 60,7% comparada com o período anterior.

Sem falar na projeção de alta de 20% até 2023, conforme estudos do Sindicato das Empresas de Compra e Venda de Imóveis de São Paulo, o Secovi-SP.

Dados da Abrainc, a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias, apontam como motivo a melhora nas negociações de propriedades de médio e alto padrão.

Os dois lados – tanto comprador como vendedor – estão mais dispostos a negociar, e isso valorizou muito o setor de luxo do ramo imobiliário.

A palavra dos corretores e o interesse dos estrangeiros

Corretores imobiliários entrevistados pelo portal de notícias do G1 vão além nas análises de mercado.

Se dados de órgãos oficiais revelam que a venda de apartamento e casas de luxo é a maior desde 2014, profissionais do setor dizem que as vendas nunca foram melhores.

Nunca se vendeu tantos imóveis de luxo como na pandemia, tanto em termos de volume de vendas como de valores.

Só no primeiro semestre de 2021, foram registradas mais vendas que nos últimos cinco anos!

Foram quase três vendas por mês, algo completamente fora do comum para imóveis de alto padrão.

Na visão dos especialistas em imóveis, a desvalorização do real é o que tem atraído milionários estrangeiros, principais compradores de imóveis de luxo no país.

O real foi a moeda que mais sofreu desvalorização na pandemia, e clientes do mercado financeiro e da área da tecnologia estão aproveitando isso.

Esses ricos estão buscando propriedades acima até de 30 milhões de reais no Brasil.

A maior demanda (e a maior oferta) está no Rio de Janeiro, cidade turística mais importante do país.

Depois do Rio, a Bahia é outro destino que tem sido muito buscado por estrangeiros que querem comprar imóveis de alto padrão.

Mas se você pensa que esses “esbanjadores” se preocupam com financiamentos imobiliários como os brasileiros fazem, está enganado.

A maioria realiza os pagamentos totalmente à vista!

Contudo, se há algo que os move é o retorno financeiro, pois estas propriedades possuem um bom rendimento nas locações por temporada.

E, ainda, um lucro bem mais alto na hora da revenda.

O interesse dos estrangeiros tem feito até com que muitas corretoras de imóveis de alto padrão invistam mais no marketing fora do Brasil, do que em território nacional.

Pois, se há algo com que os luxuosos aptos à venda encontrados no país combinam, é com o dólar, o euro e outras moedas muito mais valorizadas que a brasileira.

O Brasil e o mundo

Algo que também pode justificar o interesse dos estrangeiros por comprar casas e apartamentos de luxo no Brasil e não em outros países é o cenário do mercado internacional.

Em níveis mundiais, o mercado de imóveis de alto padrão sofreu com uma redução de cerca de 40% no início da pandemia.

No Brasil, contudo, isso não aconteceu, o que levou a mais lançamentos imobiliários nestes padrões.

Infelizmente, ainda não foi divulgado nenhum ranking dos países que mais venderam imóveis de luxo durante a pandemia.

No entanto, se houvesse realmente esse tipo de ranking, certamente o Brasil poderia estar entre os primeiros (senão no topo) da lista.

A “Dubai brasileira” como exemplo do sucesso do mercado de imóveis de luxo no país

No Brasil, existe uma cidade que é mesmo o exemplo perfeito de tudo o que de melhor o mercado de imóveis de luxo pode oferecer.

Esta cidade é Balneário Camboriú, localizada no litoral norte do estado de Santa Catarina.

Considerada a “Dubai brasileira”, o município possui os imóveis mais caros do país, atrás somente de São Paulo e Rio de Janeiro.

A procura por imóveis de alto padrão cresce na região e está a estabelecer uma valorização cada vez maior da de outras cidades do Brasil.

Ademais, de acordo com cálculos da empresa de consultoria estadunidense Appraisal Institute, a expectativa é que haja ainda mais uma valorização média de até 20%.

A revitalização de todo o projeto paisagístico e o alargamento da praia mais importante de Balneário Camboriú são alguns dos fatores que justificam os altos preços.

O entroncamento logístico de multimodais é mais um fator importante, pois possibilita uma direta conexão com mercados internacionais e brasileiros.

A proximidade de Balneário Camboriú com grandes centros, como Florianópolis, Rio de Janeiro e São Paulo, também impulsiona o mercado de luxo local.

E novos modelos de trabalho, que permitem a migração de famílias para a cidade em busca de qualidade de vida, são mais algumas razões do sucesso da região.

Tais fatores só reforçam Balneário Camboriú como um atraente destino turístico e habitacional para novos investidores da área da locação e venda de propriedades.

E você, imaginava que o mercado imobiliário de luxo no Brasil estava indo tão bem assim?

Agora responda: é ou não é um investimento inteligente apostar em propriedades de alto padrão?

Aproveite então as projeções, faça sua busca em classificados de imóveis na internet e entre logo em contato com proprietários dispostos a negociar.

Se nunca antes foram vendidas tantas moradias de alto e médio padrão, essa é mesmo a melhor hora para fazer bons negócios no ramo aqui no país.

Se você gostou em saber mais sobre o mercado de luxo de casas e aptos à venda no Brasil, temos ainda outra sugestão para você.

Confira nossas redes sociais e nos siga para ter acesso a mais assuntos interessantes que preparamos exclusivamente para você!

Receba por email, os melhores conteúdos da semana sobre Construção!