fbpx
Início Mercado Economia Snic: Vendas de cimento sobem 6,3% em janeiro, para 4,9 milhões de...

Snic: Vendas de cimento sobem 6,3% em janeiro, para 4,9 milhões de toneladas

A entidade ressalta que os resultados positivos precisam ser lidos com cautela, porque a base comparativa é fraca, já que dezembro e janeiro foram os meses com os piores desempenhos no ano passado

0

Ana Luiza Tieghi, Valor – A indústria de cimento começou o ano com aumento nas vendas, frente a uma queda de 2,8% na comercialização em 2022. Em janeiro, foram vendidas 4,9 milhões de toneladas do material no país, 6,3% mais do que no mesmo mês do ano passado e valor 7,9% superior ao registrado em dezembro. Os dados são do Sindicato Nacional da Indústria do Cimento (Snic).

As vendas por dia útil ficaram em 201 mil toneladas, crescimento anual de 2,4% e aumento de 8,1% ante dezembro de 2022.

Na divulgação dos dados de janeiro, o Snic ressalta que os resultados positivos precisam ser lidos com cautela, porque a base comparativa é fraca, já que dezembro e janeiro foram os meses com os piores desempenhos no ano passado.

Há queda de 1,5% nas vendas nos últimos 12 meses, de 62,96 milhões de toneladas, na comparação com o que foi registrado nos 12 meses anteriores.

Segundo a entidade, o setor ainda sofre com as incertezas econômicas brasileiras, a inflação que segue elevada e o endividamento das famílias, o que gera um “horizonte ainda preocupante”.

“O grande desafio do setor diante de um ano tão imprevisível será assegurar um crescimento de 1%, atingindo um patamar próximo a 64 milhões de toneladas”, afirma o presidente do Snic, Paulo Camillo Penna.

Receba por email, os melhores conteúdos da semana sobre Construção!