fbpx
Início Tendências Covid-19 5 ideias de quarto com espaço para home office

5 ideias de quarto com espaço para home office

Separamos cinco dicas para transformar o seu quarto em um escritório funcional e aconchegante para o aproveitar o melhor do home office

0
O seu escritório em casa é uma medida provisória para tempos incomuns, entretanto, ele pode se tornar uma parte permanente da sua casa.

Em tempos de pandemia como o que estamos vivendo muitas empresas e profissionais tiveram que adaptar suas rotinas e operações e transferir o trabalho para dentro de casa (home office).

O problema é que muitos profissionais, acostumados a sair para trabalhar em escritórios, não tem um espaço em casa preparado para receber a rotina de trabalho.

Na falta de um escritório é possível tornar um dos quartos da casa, ou o seu próprio, em um espaço para trabalhar. Isso porque, o quarto é silencioso, confortável e permite que você feche a porta quando precisa de privacidade ou bloquear os barulhos do resto da casa.

Caso o seu emprego exija chamadas de vídeo é importante investir em uma decoração bacana para passar boa impressão e te ajudar a se concentrar enquanto estiver trabalhando.

No entanto, antes de montar o seu home office no quarto é importante tomar nota de todas as atividades que serão desempenhadas nesse cômodo, assim você poderá avaliar o espaço de que precisa tanto para se acomodar quanto para armazenar seus equipamentos.

Abaixo confira algumas dicas para tornar o seu quarto um espaço perfeito para home office.

Parede inteira dedicada ao trabalho

Se a sua intenção é incorporar totalmente o seu trabalho ao quarto e você tem espaço de sobra no quarto a dica é separar uma das paredes e dedicá-la inteiramente ao escritório.

Você poderá contar com uma bancada ampla e muito espaço para armazenamento de documentos e equipamentos.

Posicionar a mesa de trabalho embaixo da janela

Ao posicionar a mesa de trabalho embaixo ou à frente da janela você ganha duas vantagens: a primeira delas é a luz natural do Sol, importantíssimo em ambientes dedicados ao trabalho de ilustradores, artistas ou artesãos e, também, para profissionais que preferem a luz natural à luz artificial. 

A segunda vantagem é que a janela permitirá contato com a rua se tornando um ponto de descompressão após várias horas trabalhadas e lhe permitirá ficar de olho na chegada de encomendas, por exemplo.

Bancada de canto ou mesa de apoio da cama

Essa dica é para aqueles com pouco espaço disponível. Uma ótima solução é instalar a bancada no canto do quarto, ela provavelmente não será muito espaçosa, mas é perfeita para atividades desempenhadas no computador, como envio de e-mails e consultas médicas.

Outra solução é substituir a mesa de apoio por uma escrivaninha, assim você poderá usar aquele espacinho do lado da cama para trabalhar.

Dessa forma, se você for um dentista obviamente não será possível atender casos complicados, como diagnósticos de  prótese sobre implante dentário, em casa.  Entretanto, é possível oferecer consultas, sem precisar de muito espaço, via  chamada de vídeo em casos mais simples, como avaliar se seu paciente precisará de um aparelho dental transparente ou tirar dúvidas sobre clareamento dental preço e quanto custa um implante dentario, por exemplo.

Divisória

Muitas pessoas não querem ficar olhando para a cama ao trabalhar ou não se sentem confortáveis em mostrar essa parte do quarto durante uma reunião por vídeo.

Para estes casos é indicado uma divisória no quarto para criar dois ambientes distintos. É possível instalá-la no meio do quarto sem que ela vá do chão ao teto e, até, transformá-la em um painel para a TV.

Decoração com objetos pessoais

Apesar de o ambiente montado ser um espaço para trabalho ele ainda faz parte do seu quarto, o local mais íntimo da casa. Por esse motivo, a melhor decoração para o seu home office é feita a partir de objetos que sejam a sua cara.

A decoração pode ser feita com seus livros favoritos, objetos de viagem e referências que te agradam, como bonecos de personagens famosos, painel de fotos ou objetos que façam alusão  aos seus filmes e músicas preferidos.

O seu escritório em casa é uma medida provisória para tempos incomuns, entretanto, ele pode se tornar uma parte permanente da sua casa. Isso porque, esse espaço não é apenas um local de trabalho, mas também um lugar para que você possa exercitar sua produtividade e desenvolver projetos pessoais mesmo quando não estiver em horário de serviço.


Texto produzido por Estela Lima, redatora da empresa Vue Odonto.

Receba por email, os melhores conteúdos da semana sobre Construção!