fbpx
Início Mercado Economia O que esperar das ações das construtoras com o novo governo Lula?

O que esperar das ações das construtoras com o novo governo Lula?

O cenário atual passou a ser mais confortável para as companhias com foco no público de baixa renda

0

Daniel Rocha, E-Investidor – Inflação alta e juros elevados formaram um combo “perfeito” para penalizar as ações das construtoras listadas na Bolsa de Valores. Mesmo com a estabilização dos juros pelo Banco Central (BC) em 13,75% ao ano, o patamar da taxa Selic segue elevado, o que torna dificulta a performance das empresas do setor, em especial as incorporadoras voltadas para as classes mais altas.

No entanto, o cenário atual passou a ser mais confortável para as construtoras com foco no público de baixa renda, em virtude dos incentivos governamentais por meio do programa habitacional Casa Verde e Amarela. Com a vitória do candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para a Presidência da República, as perspectivas para esse segmento se tornam melhores com a continuidade e até com o possível aumento da oferta de linhas de crédito para moradias populares.

“Mesmo acreditando que, independentemente dos resultados das eleições, as construtoras que atuam dentro do Programa Casa Verde e Amarela teriam um 2023 excelente, a vitória do Lula monta um viés ligeiramente mais positivo para o setor”, afirmam os analistas da Genial Investimentos em relatório publicado na última quinta-feira (3). “Pouco se sabe dos seus planos de governo, mas na ‘Carta para o Brasil do Amanhã’, Lula afirma que deve retomar o Minha Casa, Minha Vida.”

Embora o mercado ainda não tenha detalhes sobre a possível injeção de capital no setor, as perspectivas para as construtoras seguem atrativas. Segundo a Genial, o funding (fonte de recursos para custear financiamento) do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) deve assegurar ao setor um orçamento “confortável” para os próximos anos. “Para 2023 já foram aprovados R$ 68,1 bilhões em financiamento habitacional”, diz.

Além disso, o atual governo ampliou em julho deste ano as condições para as contratações de financiamento imobiliário por meio do programa Casa Verde e Amarela. De acordo com o Ministério de Desenvolvimento Regional, as faixas de renda familiar foram ampliadas, assim como os subsídios federais. O prazo de financiamento imobiliário também aumentou, passou de 30 anos para 35 anos.

Segundo Rafael Ragazi, sócio e analista de ações da Nord Research, as mudanças que ocorreram no terceiro trimestre trouxeram um cenário positivo para o setor e a chegada do novo governo pode impulsionar ainda mais o segmento. “Antigamente, quando havia o programa Minha Casa, Minha Vida, as faixas mais baixas não pagavam juros. Não sei se isso vai voltar acontecer, mas há uma perspectiva de que possa haver algum tipo de subsídio adicional”, diz.

Receba por email, os melhores conteúdos da semana sobre Construção!