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Contratar e reter colaboradores: os dois lados da mesma moeda

Empresários e gestores do setor da construção civil têm tido maiores dificuldades no começo e no fim da jornada de um colaborador na empresa. Saiba como evitar esse tipo de situação

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Olhando os resultados de uma recente enquete que conduzimos, é interessante notar que os dois pontos que empresários e gestores do setor da construção civil têm tido maiores dificuldades são o começo e o fim da jornada de um colaborador na empresa.

Sobre a dificuldade de contratação, já comentei sobre algumas estratégias possíveis para minimizá-las e você pode dar uma olhadinha nesse artigo.

Já sobre retenção de talentos, ao analisar mais no detalhe, percebo que a chance de ter salários maiores não é a única razão para que os colaboradores peçam demissão de seus empregos. As centenas de candidatos que já entrevistei comentaram que ambientes de trabalho hostis, lideranças despreparadas, falta de oportunidade de aprendizado e crescimento profissionais também são fortes motivos para os pedidos de desligamento.

Como reter os colaboradores na sua equipe

Na minha visão, devemos justamente trabalhar com os dois itens que foram menos votados nessa pesquisa: “Manter o engajamento da equipe” e “Capacitar os profissionais”. É o recheio desse sanduiche chamado “Gestão de Pessoas”. Tarefa que é (e sempre será) um grande desafio para empresários e gestores, mas algumas ações simples podem contribuir para a manutenção dos talentos na sua equipe. Olha só:

Capacitar os profissionais

E não estou falando de gastar rios de dinheiro com cursos. Claro que se a empresa tem condição de investir e oferecer ações de treinamento formais irá ser de grande valia.  Entretanto, o simples fato de profissionais mais sêniores compartilharem o seu conhecimento com os mais júniores já é uma excelente ação.

Além disso, expor as pessoas a desafios cada vez mais complexos na rotina do seu trabalho também é uma forma de capacitação. Quando feito de forma gradativa e estruturada, permite o colaborador enfrentar situações mais difíceis em momentos de necessidade com segurança e conhecimento.

Dar feedbacks e orientações constantes

Uma forma de manter colaboradores engajados é dando feedbacks constantes sobre seu desempenho. Elogios quando executam bom trabalho. Orientações quando fazem alguma coisa errada ou podem melhorar. Essa certamente é a forma mais acessível de todas.

Criar ambiente de trabalho saudável e acolhedor

Sala de descompressão com sofá, TV, videogame e mesa de bilhar, poder andar de patinete, ou escorregar por um tobogã numa piscina de bolinha é legal, não é? Mas não é suficiente para manter um ambiente saudável.

Eu investiria tempo em criar relações positivas entre membros da equipe e com as lideranças. Promover oportunidades para que todos se conheçam e se relacionem como pessoas e não apenas como colegas de trabalho. Não é necessário serem os melhores amigos de infância, mas conhecer um pouco além do que é o profissional ajuda a criar laços e aumentar a colaboração entre as pessoas.

E você, o que tem feito para reter seus colaboradores?

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