fbpx
Início Mercado Economia Guedes barganha tarifa de importação por congelamento de preço do aço

Guedes barganha tarifa de importação por congelamento de preço do aço

Ministro disse que produtores poderão congelar preços até o fim do ano para evitar uma redução de até 10% na tarifa de importação

0

Estevão Taiar e Arícia Martins, Valor Econômico. Questionado sobre o pleito do setor de construção civil, que lida com um quadro de escassez de insumos, para reduzir as tarifas de importação de aço, o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou hoje que está em contato com produtores e consumidores do insumo, e que o setor fez um acordo informal com o governo de não reajustar preços até o fim do ano.

“Por outro lado, eles aceitam uma queda de 10% na tarifa de importação. Nós já tínhamos avisado que faríamos isso. Nós estamos em disputa”, afirmou Guedes, que foi o convidado de hoje da live do Valor. Segundo o ministro, a importação desse insumo aumentou fortemente, enquanto as exportações caíram, o que já melhora o abastecimento interno.

“O setor de construção civil está em um boom”, disse Guedes. “A indústria do setor saiu procurando insumo, e o forno estava desligado”. Para o ministro, o aquecimento da atividade na construção está relacionado ao baixo nível dos juros no país, que fez o setor “bombar”.

“Com juros de um dígito, uma década à frente enxergando juros de um dígito, a construção civil bombou”, comentou o ministro.

De acordo com o ministro, o governo reduziu em 10% as alíquotas para importação de bens de capital e destacou que “queríamos justamente dentro do Mercosul obter acordo para cortar em 10% em tudo, não só bens de capital”. “Já havíamos baixado a tarifa de bens de capital, mas queríamos baixar de todos, uniforme”.

Guedes afirmou que essa questão das tarifas é motivo de disputa do Brasil dentro do Mercosul. “Temos um problema no Mercosul. O Brasil quer a modernização do Mercosul. O Uruguai está conosco, quer a modernização. O Paraguai subiu no muro e a Argentina está contra”, disse. “Vamos ter que tomar uma decisão”, disse.

“Queremos que eles [argentinos] nos deixem fazer. Queremos reduzir as tarifas de importação. Tecnicamente é o momento ideal. É a hora certa de abrir. E nós vamos fazer isso. Eu gostaria de fazer isso amanhã”, disse.

Segundo Guedes, o Brasil precisa aproveitar a presidência rotativa do Mercosul para liderar a modernização do bloco. “Eu gostaria de fazer isso [baixar em 10% a TEC] em uma semana, unilateralmente, se for o caso. Mas como temos acordos, aí depende. Não podemos deixar que Mercosul se transforme num fator de atraso”.


Conteúdo publicado no Valor PRO, serviço de tempo real do Valor.

Receba por email, os melhores conteúdos da semana sobre Construção!