fbpx
Início Mercado Economia Receita da indústria de materiais de construção cai 5,6% e Abramat prevê...

Receita da indústria de materiais de construção cai 5,6% e Abramat prevê queda no ano

No acumulado dos primeiros cinco meses de 2023, o recuo no faturamento é de 3,8%

0
Materiais de construção: O índice passa a prever uma queda de 1% sobre 2022.

Ana Luiza Tieghi, Valor Econômico – O Índice Abramat, feito pela FGV para a Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção, apontou queda de 5,6% no faturamento do setor em maio, na comparação com o mesmo mês do ano passado. Ante abril deste ano, houve um leve aumento de 0,3%.

No acumulado dos primeiros cinco meses de 2023, a queda no faturamento é de 3,8%.

O desempenho em maio levou a FGV a rever sua projeção inicial de aumento de 2% no faturamento do setor de materiais em 2023. Agora, o índice passa a prever uma queda de 1% sobre 2022.

“A projeção inicial estava ancorada em uma expectativa de reação mais expressiva da demanda por parte das famílias”, disse, em nota, o presidente da Abramat, Rodrigo Navarro. “Embora tenha ocorrido alguma melhora nas vendas do varejo e na produção da indústria, os resultados ainda estão fracos, com indicadores mostrando elevado endividamento e taxas de juros em patamares elevados”, completou. Para ele, o setor tem à frente um ano “desafiador”.

O ano de 2022 já havia terminado com um recuo de 6,9% no faturamento da indústria de materiais de construção, após um 2021 de bons resultados, com alta de 8,1% no indicador.

Receba por email, os melhores conteúdos da semana sobre Construção!