fbpx
Início Mercado Economia Venda de cimento cai no Brasil em novembro, diz Snic

Venda de cimento cai no Brasil em novembro, diz Snic

No acumulado de janeiro a novembro, as vendas mostram retração de 2,4%, para 58,17 milhões de toneladas, informou a entidade

0

MoneyTimes – A comercialização de cimento no mês passado no Brasil recuou nas comparações mensal e anual, segundo dados divulgados nesta quarta-feira pelo sindicato nacional de fabricantes do insumo, Snic.

A venda de cimento em novembro somou 5,32 milhões de toneladas no Brasil, quedas de 0,9% ante o mesmo mês de 2021 e de 0,65% frente a outubro.

No acumulado de janeiro a novembro, as vendas mostram retração de 2,4%, para 58,17 milhões de toneladas, informou a entidade.

“Em um mês tradicionalmente forte em vendas para o setor, a comercialização de cimento segue negativamente afetada pela Copa do Mundo, somada a incertezas em relação aos rumos da economia, juros altos e forte endividamento das famílias, projetando uma queda de cerca de 2% em 2022″, afirmou o presidente do Snic, Paulo Camillo Penna, em comunicado à imprensa.

A entidade chamou atenção para queda nos lançamentos de imóveis, que “pioram as perspectivas de vendas de cimento”.

Segundo o Snic, houve ainda retração de 6,6% nas vendas de materiais de construção até outubro neste ano.

Em novembro, o maior mercado do país para cimento, a região Sudeste, mostrou queda anual de 1% no volume vendido, para 2,45 milhões de toneladas. Na comparação com outubro, as vendas na região se mostraram estáveis.

O Nordeste, segundo maior mercado, também teve retração de 1% nas vendas em novembro sobre um ano antes, para 1 milhão de toneladas.

A região Sul, registrou o maior recuo anual nas vendas de novembro, de 3,4%, para 940 mil toneladas.

O Centro-Oeste foi a única região com crescimento mais significativo nas vendas de cimento, de 3,2% em novembro. O Norte mostrou oscilação positiva de 0,4%.

Receba por email, os melhores conteúdos da semana sobre Construção!