fbpx
Início Mercado Economia Snic: Venda de cimento cai 11,6% em abril, na base anual

Snic: Venda de cimento cai 11,6% em abril, na base anual

A média de venda por dia útil ficou em 223,3 mil toneladas, recuo de 7% ante abril de 2022

0
De acordo com o Snic, a alta em relação ao mês anterior tem influência dos feriados de abril.

Ana Luiza Tieghi, Valor Econômico – A venda de cimento no país recuou 11,6% em abril, na comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo o Sindicato Nacional da Indústria de Cimento (Snic). No período foram comercializadas 4,58 milhões de toneladas do material.

A média de venda por dia útil ficou em 223,3 mil toneladas, recuo de 7% ante abril de 2022, mas um aumento de 3,4% sobre março deste ano. De acordo com o Snic, a alta em relação ao mês anterior tem influência dos feriados de abril.

No acumulado dos quatro primeiros meses do ano, foram vendidas 19,4 milhões de toneladas de cimento, queda de 3,4% ante o mesmo período de 2022.

Já a venda acumulada dos últimos 12 meses recuou 2,9% ante o intervalo anterior, para 62 milhões de toneladas.

Segundo a entidade, a instabilidade na economia, o aumento no desemprego, a lenta recuperação dos salários e os juros ainda em patamar alto são fatores que levaram à queda da venda de cimento.

“Os resultados apontam para um preocupante desempenho da indústria do cimento frente as discussões da Lei Básica do Saneamento, do arcabouço fiscal, incertezas quanto a evolução da reforma tributária e a falta de perspectiva de uma redução da taxa básica de juros”, afirmou, em nota, Paulo Camillo Penna, presidente do Snic.

Também persiste ainda, de acordo com ele, uma pressão de custo dos insumos do setor.

Receba por email, os melhores conteúdos da semana sobre Construção!