fbpx
Início Mercado Economia Transformando edifícios existentes em residências através da inovação com materiais

Transformando edifícios existentes em residências através da inovação com materiais

Conheça uma série de estratégias materiais inovadoras usadas pelos arquitetos para adaptar os edifícios existentes em novas casas, de acordo com várias necessidades e requisitos

0

Camila Prieto, ArchDaily – Considerando o tempo, a energia e o impacto ambiental de um processo de construção, a arquitetura deve explorar diferentes metodologias que funcionam com o ambiente construído existente. Por exemplo: Como dar vida a um edifício esquecido? A reutilização adaptativa oferece novas oportunidades a edifícios abandonados, seguindo a ideia de que a boa arquitetura deve ser durável, inovadora e reciclável.

Os arquitetos não devem projetar apenas para o presente, mas também devem pensar em como adaptar os edifícios para o futuro. Em vista da situação atual do mundo em relação à crise climática e aos recursos naturais disponíveis, a reutilização adaptativa explora estratégias para a sustentabilidade e a inovação projetual, trabalhando para reduzir o consumo de energia, com menos emissão de carbono e impacto social positivo.

Através de uma seleção de projetos residenciais engenhosos – em que materiais estão imersos em um processo de transformação, manutenção ou renovação -, o artigo abre uma discussão sobre como uma boa arquitetura é reutilizável. Exploramos uma série de estratégias materiais inovadoras usadas pelos arquitetos para adaptar os edifícios existentes em novas casas, de acordo com várias necessidades e requisitos.

Melhorando a materialidade do edifício

Projetado para uma paisagem rural, a Windmill House se destaca por seu forte aceno para a arquitetura polonesa tradicional do campo. A estratégia visa dar uma segunda vida ao moinho de vento, adaptando o interior aos requisitos residenciais e condições técnicas e locais.

O design é baseado em três materiais: madeira, concreto e vidro. Manter as placas de madeira em sua fachada ajudou o edifício a assegurar sua expressão e forma originais. O projeto incorpora o vidro como um material significativo para abrir o interior ao seu ambiente. Como novas funções implicam novas estruturas, após restaurar elementos reutilizáveis, a planta adicionou pisos de concreto armado, paredes e teto. Utilizando as vigas antigas da fábrica, foram criadas paredes internas de madeira.

Transformando edifícios existentes em residências através da inovação com materiais - Imagem 7 de 19
© Rafal Chojnacki

Minimizando o impacto para reutilizar um estábulo

A Casa Estábulo faz parte de um complexo familiar que pretende minimizar seu impacto na reserva florestal. O projeto mantém as antigas paredes de tijolos do patrimônio histórico em todo o perímetro, revelando-se por toda a casa de maneiras diferentes.

A adição de um volume de teto branco cria um espaço iluminado que contrasta com o calor e a textura dos tetos de madeira existentes e as paredes de tijolos expostos. O plano inclui quatro estratégias sustentáveis passivas; juntamente com a maximização da parede de tijolos como um novo espaço, bem como a inclusão de vegetação, sombreamento natural e ventilação cruzada para a casa.

Transformando edifícios existentes em residências através da inovação com materiais - Imagem 18 de 19
© Katherine Lu

Experimentando com contêineres existentes

De contêineres a uma casa de hóspedes, Poteet Architects demonstram sua sensibilidade ao transformar os edifícios existentes em design de interiores modernos. Sua abordagem mantém o recipiente de aço e o abre para a paisagem circundante com a adição de vidro.

Com um foco claro na sustentabilidade, a nova vida do contêiner é caracterizada por uma cobertura vegetal, um interior isolado e a introdução de uma base feita de postes telefônicos reciclados.

Transformando edifícios existentes em residências através da inovação com materiais - Imagem 19 de 19
© Chris Cooper

Dando ao edifício uma nova estética

Construído em 1924, a antiga Luke Chapel em Berna, na Suíça, foi convertida em duas novas casas. A Morscher Architects introduziu novas estratégias materiais para permitir as condições de vida dentro do antigo edifício. Para manter o espaço livre na planta, enquanto recebia luz da janela da igreja, a ação principal era projetar o apartamento superior em uma caixa de concreto pendurada. A adição de vidro na fachada fechada também ilumina o interior.

Transformando edifícios existentes em residências através da inovação com materiais - Imagem 6 de 19
© Dominique Uldry

Antigo armazém em uma nova casa de família

Com ênfase na manutenção da sensação industrial do antigo armazém Redfern, e criando um novo espaço de vida, o projeto acrescenta elementos arquitetônicos. A inserção de elementos refinados e elegantes cria um espaço iluminado, com luz natural, ventilação e vistas da paisagem, o que diferencia o conceito de casa da família do edifício existente.

Transformando edifícios existentes em residências através da inovação com materiais - Imagem 11 de 19
© Rory Gardiner

Arquitetura de uso misto com reutilização adaptativa

A introdução de novos materiais em um armazém de estrutura de aço existente transformou o espaço em quase 54.000 m2 para usos mistos. A reestruturação do distrito de Katendrecht foi realizada ao mesmo tempo da reforma de edifícios em desuso. Gerenciado como uma construção flexível em concreto , o volume residencial suporta uma estrutura de mesa de aço construída através do armazém. Os interiores simples e iluminados permitem plantas versáteis nos apartamentos, prontos para se adaptar a diferentes necessidades e dimensões.

Transformando edifícios existentes em residências através da inovação com materiais - Imagem 13 de 19
© Marc Goodwin

Transformando o interior, mantendo o exterior

Dentro do Majestic Theatre – um volume de tijolos com uma fachada distinta e rebocada – um novo projeto incorpora uso comercial e três níveis de apartamentos residenciais. Mantendo o volume existente, o perfil do telhado e as paredes do perímetro, a proposta intervém o interior com materiais simples e cores claras para fornecer espaços iluminados e espaçosos.

Transformando edifícios existentes em residências através da inovação com materiais - Imagem 3 de 19
© Brett Boardman

Do salão de dança para a transformação da casa

A transformação teve como objetivo preservar e destacar o valor dos elementos construtivos do edifício com três estratégias principais. A recuperação da fachada original mostrou a materialidade e a composição do rosto do edifício na cidade. Reforçar a estrutura com as novas demandas e o isolamento para aumentar o conforto interior foram parte da melhoria da sua eficiência e estrutura energética. Um salão bioclimático foi definido por uma grande claraboia deslizante que ilumina e ventila o espaço.

Transformando edifícios existentes em residências através da inovação com materiais - Imagem 5 de 19
© Adria Marrasé

Celeiro de feno e casa

Com foco em melhorar os edifícios históricos, a intervenção preservou completamente o edifício residencial, que está conectado ao celeiro de feno com a introdução de uma estrutura de madeira.

Mantendo paredes pretas e aberturas verticais, os elementos autênticos da antiga fazenda continuaram a se apresentar no novo design. Para transformar o interior em uma unidade residencial, ela é dividida em dois andares que são separados em salas e espaços comuns. O projeto teve como objetivo preservar e expor seus materiais naturais, mantendo sua antiga alvenaria de pedra e a estrutura do telhado existente do celeiro.

Transformando edifícios existentes em residências através da inovação com materiais - Imagem 14 de 19

Receba por email, os melhores conteúdos da semana sobre Construção!