Aumentar a maturidade de gestão sem custos: Porquê?

Porque aumentar a maturidade de gestão? Sabemos que o contexto atual na construção civil não comporta mais empresas que tenham baixa maturidade em sua gestão e controle, e que a situação é irreversível.

Com as margens de lucro cada vez menores, o aumento do número de concorrentes, inclusive internacionais, e o desaquecimento do mercado, as empresas que quiserem sobreviver terão que se adequar.

Temos muito serviço no dia a dia para se preocupar com mudanças que tragam melhorias aos processos da empresa para alterar a maturidade de gestão! Além do custo do investimento! Será?

Em um primeiro momento, imaginamos estas mudanças como perda de tempo, mas já parou para pensar quanto tempo pode economizar depois que tudo estiver mais organizado?

maturidade-de-gestao

E, em relação ao custo do investimento, vamos conversar um pouco sobre isto:

Vou trazer a seguir três ações que, em um primeiro momento podem trazer um grande retorno imediato, e que não incorrem em custos! Gostou?  Então vamos lá!

Vamos colocar a casa em ordem?

  • Seu espaço de trabalho é organizado? Independente do espaço – escritório ou obra!
  • Documentos estão em ordem, classificados e arquivados?
  • Ferramentas e materiais estão guardados, com a manutenção em dia?
  • O ambiente é limpo, e adequado ao trabalho a ser realizado?

Vamos colocar as finanças em ordem?

  • Você sabe quanto custa para existir?
  • Conhece e acompanha todas as suas dívidas?
  • Quais são suas despesas fixas?
  • Tem previsão de investimentos programada?
  • Sabe a diferença, e como calcular custo e lucro?
  • As despesas da empresa estão separadas das despesas pessoais do(s) dono(s)?
  • Funcionários e obrigações estão em dia?

Vamos colocar o serviço em ordem?

  • Você tem bem determinado qual o serviço que você vende? Seja especialista no seu serviço!
  • Pesquise sempre como melhorar:
    • Fazendo visitas a obras
    • Conversando com outros profissionais
    • Pesquisando na Internet
    • Lendo livros e revistas
    • Aprendendo com seus erros…

 

Como visto, são ações que parecem simples, mas são essenciais para as empresas que precisam se organizar para sobreviver neste novo contexto!

Precisa de ajuda? Chame um consultor!

Ok, você não sabe nem por onde começar: Que tal buscar ajuda? Afinal você é especialista no seu serviço, não em gestão de mudanças! Talvez contratar um consultor seja um investimento, e não um custo…

Pense nisto! Abraço, #gestãolegal

Arquiteta e Gerente de Projetos, Barbara Kelch Monteiro e sócio titular da Kelch Consultoria, possui MBA, PMP e MRICS, com 20 anos de experiência no Desenvolvimento de Projetos no setor da Construção e 4 anos de experiência em Auditoria, Gestão e Controle de Projetos de Engenharia e Construção na PwC.