fbpx
Início Mercado Boas Práticas Cidadão pode acessar portal sobre qualidade de material de construção

Cidadão pode acessar portal sobre qualidade de material de construção

0

O PBQP-H é a sigla para o Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat. Uma espécie de selo Inmetro para a indústria da construção civil, criado para melhorar a qualidade das obras.

Ele serve como pré-requisito para as empresas do setor participarem de licitações públicas e para aprovarem projetos de financiamento de obras de programas como o Casa Verde e Amarela, o antigo Minha Casa, Minha Vida. 

Por isso, o selo de conformidade ao PBQP-H é disputado pelas empresas que constroem ou que fabricam materiais de construção civil.

Com o novo site, o Ministério do Desenvolvimento Regional diz que as consultas sobre as empresas certificadas passam a trazer mais detalhes.

Mas, a principal novidade é que ele também vai ficar mais fácil de ser usado pelos consumidores. Quem explica é Jéssica Gama, assessora técnica da cooperação Brasil Alemanha para desenvolvimento social. Segundo ela, qualquer pessoa pode acessar o site e encontrar as listas de materiais conformes e não-conformes para a construção civil.

O PBQP-H avalia 775 marcas comerciais e 1.158 produtos a cada três meses. O serviço está disponível no site pbqp-h.mdr.gov.br.


Roberto Marques Piza e Guilherme Strozi, Agência Brasil.

Receba por email, os melhores conteúdos da semana sobre Construção!